São Paulo pregando em Éfeso (luneta)
-
Museu: Palácio Nacional de Mafra
-
Nº de Inventário: PNM 6893
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1730
-
Suporte: tela; pinho de Riga (grade).
-
Técnica: óleo sobre tela
-
Dimensões (cm): Alt. c. 150 x Larg. c. 300 x Prof. c. 6
-
Descrição: Pintura a óleo sobre tela com formato semicircular, vulgo luneta, representando a cena de São Paulo pregando em Éfeso. Quase ao centro da tela, São Paulo, de corpo inteiro, de pé, de perfil, barba e cabelo encaracolado castanhos envergando veste azul e manto vermelho, segura na sua mão esquerda um bordão e eleva a sua mão direita, prega frente a um grupo de homens sentadas nos degraus de um templo. No canto esquerdo, duas figuras de pé: em segundo plano, uma figura masculina de barba que se cobre com um manto castanho; atrás deste, duas figuras masculinas também de barba, tendo uma delas uma veste acastanhada e manto azul.
À direita, partindo do centro, os ouvintes distribuem-se em 2 níveis: no primeiro ,todos sentados, no segundo, quatro sentadas e três permanecem de pé. No primeiro nível do centro para a direita: num conjunto de três homens 2 conversam e o 3ª posiciona-se atrás; o mais à esquerda, cabelo e barba cinzenta, tem veste creme e manto terracota, segue-se um, cabelo castanho, sem barba, com veste verde azulada e atrás um com veste castanho.
No mesmo nível, no canto direito da tela, 2 homens: um com manto alaranjado inclina-se para a direita e outro com manto azul escuro que lhe cobre a cabeça; sob este veste castanha; segura na mão um bordão onde apoia o queixo.
Atrás no segundo nível, ao centro da tela 3 homens junto a um pedestal com uma estátua (Artémis de Éfeso); o mais à direita de barba acastanhada e cabelo encaracolado apoia os braços no dito pedestal, tem veste acinzentada; atrás dele um homem de barba branca e veste verde e vendo-se apenas um rosto, mais atrás uma outra figura masculina. À direita do dito pedestal, um conjunto de 4 figuras, o mais à frente de barba e cabelo acinzentado, veste castanhas e apoia as mãos no que parece ser um bordão; atrás uma outro de cabelo e barba acinzentada com veste verde; atrás dele um outro de cabelo e barba castanhas com veste branco sujo. Entre estes dois últimos entrevê-se um rosto masculino. Todas as figuras estão descalças.
Grade em pinho de Riga com aplicação de um preparado avermelhado.
-
-
Origem/Historial: Identificado como uma das encomendas de D. João V para figurar na Basílica.
Todas as lunetas das capelas laterais possuem na grade marcas entalhadas que indicavam a sua localização (sequencial) na Basílica.
-
-
Bibliografia
- CARVALHO, Armindo Ayres de - A escultura em Mafra. Mafra, 1950
- CONCEIÇÃO, Frei Cláudio da - Gabinete Histórico que a Sua Magestade Fidelissima, o Senhor Rei D. João VI, em o dia de seus felicissimos annos, 13 de Maio de 1818 oferece Fr. Cláudio da Conceição, Ex-Definidor, Examinador Synodal do Patriarchado de Lisboa, Prégador Regio, e Padre da Provincia de Santa Maria d'Arrabida, Tomo VIII desde 1729 até 1730. Lisboa: Impressão Régia, 1820
- IVO, Júlio - O Monumento de Mafra. Guia Illustrado. Lisboa: A Editora, 1906
- PEREIRA, José Fernandes - Arquitectura e Escultura de Mafra - Retórica da Perfeição. Lisboa: Editorial Presença, 1994
- PRADO, Frei João de S. Joseph do - Monumento Sacro da Fabrica, e Solemnissima Sagração da Santa Basilica do Real Convento de Mafra. Lisboa: Officina de Miguel Rodrigues, 1751
- SANTA ANNA, Frei João de - Real Edificio Mafrense visto por fora e por dentro: ou Descripçaõ exacta, e circunstanciada do Regio Palacio, e Convento de Mafra externa, e internamente considerados com aexplicação das Plantas, que deste magnifico eadmiravel Edificio levantou Amancio Joze Henriques, segundo Tenente da Marinha, e Ajudante Architecto da Caza do Risco das Obras Publicas, e Director das do dito Real Edificio. Mafra: manuscrito, 1828