Crossa de Báculo
-
Museu: Palácio Nacional de Mafra
-
Nº de Inventário: PNM 7404
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Ourivesaria
-
Autor:
Autor desconhecido (Ourives)
-
Datação: Século 18
-
Suporte: Prata
-
Técnica: Prata branca e dourada, fundida, cinzelada e incisa.
-
Dimensões (cm): Alt. 37,5 x Larg. 17
-
Descrição: Crossa em prata dourada, com nó hexagonal, crossa em grande voluta terminando em cabeça de golfinho, rematada com um cordeiro (Agnus Dei) deitado sobre um livro fechado. Crossa modelada pela decoração constituída por perfis de molduras, enrolamentos acantiformes relevados, perlados, rematada por cabeça de golfinho, que com a boca aberta sustenta o livro das Sagradas Escrituras, que serve de base ao Agnus Dei, em prata branca. Nó de forma arquitectónica, de secção poligonal, encimado por um entablamento rematado com frontão de volutas com querubim, sobre cada nicho. As edículas que definem os nichos, são separadas por pilastras facetadas, lisas, com capiteis coríntios, onde se encontram seis figuras masculinas, em vulto perfeito, representando os pilares da Igreja: São Pedro, Apóstolo, segurando duas chaves na mão direita; São Paulo, empunhando uma espada na mão direita, e com a esquerda segurando livro aberto, invocação as epístolas que escreveu; e os doutores da Igreja Santo Ambrósio, representado com livro aberto na mão direita e com a esquerda deveria portar um báculo; Santo Agostinho, Bispo de Hipona, vestido de bispo, ostentando mitra e um livro na mão direita; São Jerónimo, envergando galero (chapéu cardinalício), segurando um livro com a mão esquerda e uma pedra com a mão direita; São Gregório Magno, Papa, representado com tripla tiara papal e livro na mão esquerda. A base da crossa termina com urna hexagonal e rosca de encaixe.
-
-
Origem/Historial: A crossa conservada no Palácio de Mafra poderá ser de fabrico italiano ou português, seguindo o modelo do báculo pastoral de São Carlos Borromeu, presentemente no Museo del Duomo di Milano, o qual é ainda hoje utilizado nesta catedral italiana em diversas cerimónias e, em particular, na festividade de São Carlos a 4 de novembro.
-
Incorporação: Casa Forte do Palácio das Necessidades para o Palácio Nacional de Mafra.
-
Bibliografia
- "Cristo Fonte de Esperança", Grande Jubileu do Ano 2000. Catálogo de exposição. Porto: Diocese do Porto, 2000
- Coord. GUEDES, Natália Correia - THESAURUS Vocabulário de Objectos de Culto Católico. Vila Viçosa: Fundação da Casa de Bragança, 2004
- Palácio Nacional de Mafra - Arquivos - Dossier de Entrada de Espécies