São Bartolomeu
-
Museu: Palácio Nacional de Mafra
-
Nº de Inventário: PNM 550
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (Escultor)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Escultura de vulto pleno; modelada e policromada
-
Dimensões (cm): Alt. 20 x Larg. 9,5 x Prof. 7
-
Descrição: Figura de barro policromada a azul, vermelho e dourado, sem cabeça, representando a imagem de São Bartolomeu, apóstolo. Figura masculina de corpo inteiro, de pé, e sem mão direita (que seguraria um cutelo). Enverga manto decorado por motivos vegetalistas sobre veste drapeada e cintada, com a mesma decoração vegetalista; na mão esquerda segura manto e livro fechado; pés descalços.
Assenta sobre peanha rectangular dourada com a inscrição "S. BARTHOLOMEU." a verde com sombreado a negro.
-
-
Origem/Historial: SÃO BARTOLOMEU, apóstolo. Originário de Canã na Galileia, era pescador até ser chamado para o apostolado. Amigo de São Filipe, foi através dele que conheceu Cristo. Os evangelhos não o referem após o Pentecostes, mas segundo a tradição foi companheiro de pregação de São Filipe e evangelizou a Índia. Tinha também a fama de curar doentes. Foi esfolado vivo, depois crucificado e por fim degolado de cabeça para baixo, a seu pedido para que "ainda nos tormentos guardasse reverência ao seu divino Mestre." É representado com a pele esfolada em alusão à sua forma de martírio e tem como atributo uma faca, instrumento usado para esse martírio.
Celebra-se a 24 de Agosto. É o santo padroeiro dos talhantes, encadernadores, peleiros, luveiros, costureiros, estucadores e pintores de paredes.
-
Incorporação: Proveniente do Palácio Nacional de Queluz. Segundo o Dossier da Entrada de Espécies esta imagem deu entrada no Palácio Nacional de Mafra, em 1950, proveniente do Palácio Nacional de Queluz, depois de trocada correspondência entre instituições entre 10.09.1947 e 30.10.1947.
-
Bibliografia
- http://www.newadvent.org/cathen/02313c.htm Copiado a 5/8/2015