Cadeira
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Museu: Palácio Nacional de Mafra
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Nº de Inventário: PNM 1904
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Super Categoria:
Arte
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Categoria: Mobiliário
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Autor:
Autor desconhecido (-)
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Datação: Século 18
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Técnica: Madeira de nogueira escurecida, torneada e entalhada.
Uniões do tipo furo respiga.
Couro lavrado fixo à estrutura, por pregaria fina de latão.
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Dimensões (cm): Alt. 117 x Larg. 50 x Prof. 49
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Descrição: Cadeira em nogueira, entalhada, com espaldar e assento em couro lavrado.
Espaldar alto, prumadas com quebra logo à saída do assento, de formato rectangular, cachaço e base trilobados- o lóbulo central mais desenvolvido, descrevendo chaveta. Remate do cachaço em forma de concha com entalhamento de má qualidade (face ao da aba do assento). Espaldar (prumadas e couro com emendas.
Espaldar revestido de couro lavrado, fixo por pregaria em latão.
As...
Ver maissento de forma trapezoidal, com aro da frente ondulado, cantos dianteiros arredondados e ilhargas rectas.
Reforço no reverso do assento com ripas de pinho.
Pernas dianteiras curvas com joelho volumoso, terminando em pés de garra e bola.
Pernas traseiras, de secção rectangular tendo, junto ao travejamento, uma secção quadrangular para formar o pé. Travejamento torneado, formando "h' descentrado, e travessa central curva e de secção rectangular.
A cadeira possui decoração entalhada no topo do espaldar - por um motivo de palmeta ladeado por enrolamentos. Saial ornado de concha entalhada estilizada. Joelhos decorados por folhagem de acanto entalhada.
Couro gravado no espaldar e assento. No espaldar o motivo repete-se nas 2 metades (vertical). No assento repete-se aos quartos.
No espaldar, ao centro, águia bicéfala de asas abertas, com roseta entre as asas, ramo de túlipa nos bicos e, coroa colocada entre as duas cabeças encimada por friso semicircular de folha de acanto. Em baixo, 2 figuras humanas com toucado de folhagem, segurando um ramo de flores em cada mão. Esta composição é ladeada por cartela de quatro frisos (folhagem estilizada, linear com flores, folha de acantoe linear com flores), formando enrolamentos nos cantos. Junto ao recorte inferior, largo motivo concheado, ladeado por folhas de acanto enroladas.
A decoração do assento repete a faixa periférica do espaldar, definindo um campo com uma grande flor central moldurada e envolta em folhagem de acanto, rodeada por margaridas e outras flores e cantos marcados por túlipas.
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Origem/Historial: Faz parte de um coonhunto de 6 cadeiras que vieram do Palácio Nacional de Queluz em 1939.
Documentação:
Arquivo Morto, Dossier de Entrada de Espécies, Ofício de 13.3.1939: "Transferências de outros Palácios por proposta da Superintendência Artística dos Palácios Nacionais" (...) "116 - 6 cadeiras menores, menos boas".
Originalmente o conjunto de seis cadeira recebeu os números de inventário PNM 1901, 1902, 1903, 1904, 1905 e 1906....
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Incorporação: Proveniente do Palácio Nacional de Queluz
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