Cómoda
-
Museu: Palácio Nacional de Mafra
-
Nº de Inventário: PNM 1668
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1725/1775
-
-
Técnica: Madeira marchetada, embutida e polida; tampo em mármore rosa; ferragens em bronze fundido, relevado, dourado e aparafusado
-
Dimensões (cm): Alt. 85 x Larg. 132 x Prof. 67
-
Descrição: Cómoda bojuda com tampo de mármore rosa moldurado, ondulado e recortado, acompanhando os movimentos da caixa. Frente ondulada nos planos vertical e horizontal, apresentando dois gavetões e desenvolvendo saial recortado. Ilhargas apresentando recorte inferior ondulado. Pernas onduladas, desenhando uma linha contínua desde o topo da caixa e adelgaçando em direcção aos pés.
A frente apresenta decoração marchetada com reserva central com uma paisagem fluvial de inspiração oriental: sob um céu de nuvens, aves e borboletas, duas figuras humanas navegam numa embarcação, tendo do lado direito um edifício e, do esquerdo, uma palmeira com um macaco no topo. A reserva central está ladeada por duas reservas preenchidas por formas geométricas que simulam linhas sucessessivas de cubos. A mesma composição geométrica repete-se nas reservas das ilhargas. Cada gavetão apresenta escudete central ladeado por dois puxadores.
-
-
-
Incorporação: Proveniência: Paço de Mafra (?)
-