Travessa
-
Museu: Palácio Nacional de Queluz
-
Nº de Inventário: PNQ 1692
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1760
-
Suporte: Porcelana branca
-
Técnica: Vidrado
-
Dimensões (cm): Comp. 46 x Alt. 4,5 x Larg. 38,5
-
Descrição: Travessa rectangula, de aba recortada (acentuada por incisões na pasta), levemente inclinada, executada em porcelana branca com decoração em esmaltes da "Família Rosa".
Fundo com entrelaçado em cana de bambu, é contornado por cercadura de várias pequenas flores (peónias, ameixieira, romãs, cabaças, limões), tem ao centro um pato, cuja plumagem é sugerida pelas cores e relevo dos esmaltes utilizados. A parte da frente do pescoço e peito são pintados de branco sobre branco, num ligeiro relevo, conhecido por "bianco sopra bianco".
Aba recortada na borda, é rematada por filetes vermelho-ferro e ouro ; apresenta uma cercadura de flores miúdas e lambrequim reticulado em dois tons de rosa contornados a ouro. A decoração é totalmente preenchida por pequenas flores e peónias.
-
-
Origem/Historial: 6404 da Casa Forte do Palácio das Necessidades.
Estas travessas podiam ser encomendadas isoladamente. Em geral, faziam conjunto com terrinas em forma de animais relacionados com a decoração do fundo, tendo por isso a designação de "présentoir", servindo para acompanhar os serviços de mesa.
-
Incorporação: Nº de ordem 73/1957
-
Bibliografia
- CAT. - Famille Vert, Famille Rose. Fribourg: Thames and Hudson, 1987
- CAT. - Inventário do Palácio de Queluz - Colecção de Cerâmica. Lisboa: IPPAR, 2002