Descrição: Perfumador moldado de forma circular, com bojo em forma de calote, assente em pé também circular com estrangulamento acentuado, duas asas moldadas e rematadas por motivo vegetalista.
Tampa de encaixe em meia calote com bordo saliente e pega em forma de alcachofra, em faiança branca vidrada decorada a azul, verde, ocre e manganês.
Bojo de fundo ocre, decorado com losangos, quatro reservas quadrilobadas com cenas de paisagem campestre a azul sobre fundo branco e debruadas a manganês.
A tampa, com vazados em forma de amêndoa unidos por grinaldas de folhagem verde e ocre, é encimada por alcachofra verde em relevo. Aba da tampa e parte superior do bojo rematadas por dois frisos ondeados alternando com decoração vegetalista ocre e manganês.
Origem/Historial: Nº 22 da Casa Forte do Palácio das Necessidades
Incorporação: Transferido da Casa-Forte do Palácio das Necessidades, por Despacho Ministerial. Nº de ordem 145/1941. Valor da avaliação: 400$00
Bibliografia
CAT. - Cerâmica Neoclássica em Portugal, Museu Nacional do Azulejo (Abril - Junho 1997). Lisboa: Instituto Português de Museus, 1997
CAT. - Inventário do Palácio de Queluz - Colecção de Cerâmica. Lisboa: IPPAR, 2002
CAT. - Real Fábrica de Louça, ao Rato. Lisboa: IPM, 2002