Açucareiro
-
Museu: Palácio Nacional de Queluz
-
Nº de Inventário: PNQ 1664
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1828
-
Suporte: Porcelana branca
-
-
Dimensões (cm): Alt. 26,5 x Diâm. 13,2
-
Descrição: Açucareiro em porcelana branca,de forma esférica e tampa vazada, assente sobre três esfinges douradas. Fundo branco com decoração a dourado, brilhante e mate, de barras e faixas de folhagem e ornatos império. Reserva rectangular com vista polícroma do Palácio da Baronesa Villa - Seca, com a legenda "Maison de la Baronne de Villa - Seca, à Baden".
-
-
Origem/Historial: Nº 4828 da Casa Forte do Palácio das Necessidades
Durante o chamado Período Sorgenthal (1784-1864), todas as peças executadas em Viena eram datadas. Desde 1793, era regra aparecerem os dois últimos da data de fabrico incisos na pasta; a partir de 1800, passaram a ser incisos os três últimos algarismos, começando sempre por "8", numa dimensão maior do que as dos dois seguintes.
Este serviço distingue-se por se encontrar decorado com vistas de edifícios e locais da cidade de Viena e arredores, com as respetivas legendas em francês no verso de cada peça. A mais imponente é o açucareiro, pintado no bojo com o palacete dos barões de Vila Seca, título concedido por D. João VI a Rodrigo Navarro de Andrade (1765-1839), enviado extraordinário e ministro plenipotenciário na corte de Viena. Tratou das negociações do casamento do príncipe D. Pedro, futuro D. Pedro IV de Portugal (1º imperador do Brasil) com a arquiduquesa D. Leopoldina da Áustria, o que leva a crer ter sido encomendado para a presentear a própria ou até mesmo D. João VI, após ter elevado o seu ministro a barão (1825). Tal não chegou a suceder já que ambos morreram em 1826, tendo o serviço ficado apenas concluído em 1828.
-
Incorporação: Transferência Casa-Forte do Palácio das Necessidades,por Despacho da Direcção Geral das Finanças. Nº de Ordem 53 de 1957. Valor da avaliação: 800$00.
-
Centro de Fabrico: Viena
Bibliografia
- CAT. - Inventário do Palácio de Queluz - Colecção de Cerâmica. Lisboa: IPPAR, 2002
- HONEY, William Bowyer - European ceramic art from the end of midle age to about 1815. London: Faber and Faber Limited, s.d.
- NEUWIRTH, Waltrand - Wiener Porzellan, original, kopie, verfalschung, falschung. Wien: Selbstverlag Dr Waltrand Neuwirth, 1979