Descrição: Escudela com tampa e prato em porcelana branca, com decoração a ouro mate (brunit à l'effet) e brilhante e esmaltes polícromos.
Medalhões de fundo púrpura decorados a verde e branco.
No bojo reservas polícromas representam palácios de Paris com a seguinte legenda: "Chateau de St. Cloud e Palais desThuileries".
Na tampa uma paisagem de rio com lavadeiras e o Aqueduto das Águas Livres, ao fundo, com a legenda "Vue des Environs de Lisbonne", do lado oposto um medalhão com o retrato do Infante D. Miguel de perfil à direita, cabelo liso apartado à direita, vestindo farda com dragonas.
Origem/Historial: Terrina com prato e estojo.
Trata-se seguramente de um presente real possuindo um estojo de marroquim vermelho, com uma coroa gravada. Inspira-se nas pequenas terrinas para caldo, que tradicionalmente se ofereciam às parturientes por altura de um nascimento, generalizando-se depois como um presente em voga na época.
Em Agosto de 1824, um relatório dirigido ao Intendente Geral da Polícia por um agente da polícia secreta, encarregado de vigiar a actuação da raínha Carlota Joaquina, e das Infantas em Queluz, menciona term recebido Suas Altezas "três taças para caldo", muito semelhantes a esta: "Murmura-se que um certo Vicente Latanzi, em outro tempo Mecurio do velho Marquez de Abrantes,passador de contrabandos, e ultimamente corretor de bijotarias francesas, ou para melhor dizer conhecido contrabandista, tenha entrado no Paço,aonde, dizem, vende diversas manufacturas francezas às Sereníssimas Senhoras Infantas! Este indivíduo jacta-se publicamente de obter hum emprego valioso, e conta com a protecção de SS. AA., sendo para esse fim que acaba de pedir carta de naturalisação (...). sabe-se que mandou pedir ultimamente a hum certo Pinet de Paris, seu conhecido, que lhe mandasse fazer tres taças para caldo, que queria oferecer a SS. AA., arbitrando o preço de doze até quatorze moedas. Ha pouco tempop chegarão as taças, e logo principiou a espalhar este indivíduo, qua as ia oferecer às Sereníssimas Senhoras Infantas, e que lhe tinhão custado 180$000 reis. Estas taças forão por ele Latanzi oferecidas a SS. AA., que as aceitarão, e lhe mandarão agradecer pelo conde de Villa Flor o seu pensamento! São de porcelana, e tem diversas pinturas emblemáticas, entre as quaes há cinco figuras principaes, que representão El Rei N. S. e suas augustas filhas: huma d'ellas sustenta a regia coroa, e outra o sceptro que apresentão ao digno author de seus dias. No meio estão as armas reaes, e no fundo algumas das vistas mais notaveis de Portugal".
Incorporação: Transferido da Casa Forte do Palácio das Necessidades. Nº de Ordem 41 de 1957. Valor da avaliação: 5.000$00
Centro de Fabrico: Paris
Bibliografia
CAT. - Chèfs d'oeuvres de la Porcelaine de Limoges, Musée du Luxembourg (30 Janvier - 28 Avril 1996): Réunion des Musées Nationaux, 1996
CAT. - Inventário do Palácio de Queluz - Colecção de Cerâmica. Lisboa: IPPAR, 2002
CAT. - Porcelana Europeia - Reservas do Palácio Nacional da Ajuda. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987
GOUVEIA, João Cândido Baptista de - Polícia Secreta dos Últimos Tempos do Reinado do Senhor D. João VI e sua continuação até dezembro de 1826. Lisboa: Imprensa de Cândido António da Silva Carvalho, 1835
HONEY, William Bowyer - European ceramic art from the end of midle age to about 1815. London: Faber and Faber Limited, s.d.
LE DUC, Geneviève; CURTIL, Henri - Marques et signatures de la porcelaine Française. Paris: Éditions Charles Massin, s.d.
SOARES, Ernesto; LIMA, Henrique C. Ferreira - Dicionário da Iconografia Portuguesa. Lisboa: Instituto para a Alta Cultura, 5 volumes, 1947 a 1960
Exposições
D. Maria II de princesa brasileira a rainha de D. Portugal 1819-1853
Galeria de Pintura do Rei D. Luís I - Palácio Nacional da Ajuda