Descrição: Tapete bordado a lã, em ponto cruzado sobre tela de linho. Campo decorado com dois medalhões recortados em forma de estrela de oito pontas em tons de rosa e nos quais se inserem dois outros mais pequenos em verde. Campo de fundo azul decorado com palmetas, motivos vegetalistas estilizados e pássaros em verde e rosa. Barra de fundo rosa decorada com flores e motivos geométricos. Franja cor de tijolo.
Origem/Historial: Papel manuscrito por António Ventura Porfírio (?), indica que durante as Visitas Oficiais a Portugal dos Presidentes da Indonésia - 5 a 8 de maio de 1960; e dos Estados Unidos - 190 a 20 de maio de 1960, um dos 3 tapetes com este nº de inventário, esteve no Quarto nº5 do Pavilhão D. Maria:
"Tapetes de Arraiolos utilizados no Pavilhão Residencial quando da visita dos Presidentes das Republicas da Indonésia e America, respectivamente de 5 a 8 e 19 a 20 de Maio de 1960
(...)
Sala da Caça
Nº 816 (…)”
Incorporação: Aquisição da Direcção Geral da sFinanças por proposta da Superintêndencia dos Palácios Nacionais. Nº de Ordem 25 de 1941.
Centro de Fabrico: Arraiolos. Portugal
Bibliografia
OLIVEIRA, Fernando Baptista - História e Técnica dos Tapetes de Arraiolos. Lisboa: 1983