Descrição: Cena da vida de pescadores à beira-mar. Em grande plano, dois pescadores sobre rochas. Um está de pé segurando uma rede de pesca e apoiando-se numa espécie de muleta. O outro homem está de joelhos. Junto deles, barris e cordas, vendo-se ainda velas de embarcações.
À frente deles, um barco a remos e duas ermbarcações de maiores dimensões com cordas e redes de pesca. Numa das embarcações, um pescador debruçado sobre as redes. À direita, estacas de madeira.
Ao fundo, o porto com o farol em grande plano.
Moldura dourada lisa.
Origem/Historial: Integrou o conjunto de peças depositadas no Palácio Nacional de Queluz, Pavilhão D. Maria, pelo Museu Nacional de Arte Antiga, por ocasião da visita a Portugal da Rainha Isabel II da Grã-Bretanha, 18 a 21 de fevereiro de 1957.
Cópia do ofício de António Ventura Porfírio, diretor do Palácio de Queluz, dirigido à diretora do Museu Nacional de Arte Antiga, Maria José Mendonça, datado de 5 de fevereiro de 1969, refere "...a relação de peças que vieram desse museu, quando da visita de Sua Magestade a Rainha da Inglaterra, afim de se efectivar a regulamentar cedência conforme foi superior acordado em devido tempo."
A relação de peças, datada de 25 de janeiro de 1969, que acompanha o oficio, foi verificado a 10 de abril de 1973 pelo Museu Nacional de Arte Antiga.
(Cf. Doc. associada)
Incorporação: Depósito do Museu Nacional de Arte Antiga, fevereiro de 1957.
Bibliografia
CAT. - William Beckford & Portugal. A Viagem de uma Paixão, 1784, 1794, 1798. Lisboa: IPPC/PNQ, 1987