Fidalgo a cavalo
-
Museu: Palácio Nacional de Queluz
-
Nº de Inventário: PNQ 1224
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18/19
-
Suporte: Tela
-
Técnica: Óleo sobre tela
-
Dimensões (cm): Alt. 76,5 x Larg. 64,5 x Prof. 7
-
Descrição: Retrato a corpo inteiro de fidalgo a cavalo. O fidalgo apresenta uma casaca bordeaux sobre camisa branca, calções de montar brancos e botas de borracha de cano alto de montar. No calcanhar da perna direita, grande espora dourada. Calça luvas cinzentas e segura na mão e no braço direito um pequeno pingalim. Na mão esquerda segura as rédeas. Na cabeça, chapéu militar. O pé direito está dentro de um estribo prateado. O cavalo é preto e apresenta uma sela à portuguesa esbranquiçada com um suadouro aparentemente de pele de carneiro. A cabeçada é castanha e trabalhada a dourado. As crinas e o rabo da cavalo estão enfeitadas com pequenas rosas encarnadas. Como cenário, observamos uma paisagem com árvores e arbustos com casas ao fundo do lado esquerdo e o céu azul.
-
-
Origem/Historial: Coleções Reais. No seguimento da implantação da república, foi inventariada no Palácio Nacional da Ajuda com o n.º X''' 90. Em 1940 foi transferida para o Palácio Nacional de Queluz/Pavilhão D. Maria, residência dos Chefes de Estado em visita oficial a Portugal (cf. relação em doc. associada). Registada no Cadastro dos Bens do Domínio Público, ano de 1941, no mapa do “PAVILHÃO DE D. MARIA I – PARTE RESIDENCIAL (...) Sala de Visitas (Quarto masculino da Suite principal no 1º andar).
-
Incorporação: Transferido do Palácio Nacional da Ajuda, 1940. Nº de ordem 1376/1940. Valor da avaliação à época: 400$00 escudos
-