Natividade
-
Museu: Palácio Nacional de Queluz
-
Nº de Inventário: VT 2
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (Pintor)
-
Datação: Século 16
-
Suporte: Madeira
-
Técnica: Óleo sobre madeira
-
Dimensões (cm): Alt. 69 x Larg. 29,5
-
Descrição: Pintura sobre madeira representando a Natividade de esus com o passo da Adoração dos Pastores. Em primeiro plano encontram-se as figuras da Natividade (São José, Menino Jesus e Virgem Maria).
A Virgem está do lado direito do observador, sentada, com as mãos em posição de oração e olhando para o Menino Jesus. Tem o cabelo castanho apanhado e uma auréola sobre a cabeça. Apresenta túnica encarnada de mangas compridas, manto azul esverdeado debrua...
Ver maisdo com duas riscas douradas, a cobrir-lhe as costas e o colo, sapatos castanhos. O manto que cobre a Virgem está também estendido para o colo de São José, que se encontra do lado esquerdo do observador.
São José encontra-se sentado, com o cabelo e barba pretos e uma auréola sobre a cabeça. Também olha para o Menino Jesus. Tem a mão esquerda sob o braço direito e com a mão direita segura um cajado de madeira. Apresenta uma túnica verde debruada com duas riscas douradas. Sobre as costas e parte do colo tem um manto encarnado e sobre parte do colo tem ainda parte do manto da Virgem.
O menino Jesus está deitado sobre o colo de São José (ou sobre um manjedouro). Está nu, tem o cabelo loiro e a cara virada para o observador. Os braços estão esticados para a Virgem e as pernas traçadas (a perna esquerda sobre a perna direita). Tem uma auréola raiada sobre a cabeça.
Na parte superior da tábua, do lado direito, podemos observar dois pastores, um deles com um cabrito às costas, a conversar com outro, de costas para o observador. O que transporta o cabrito tem o cabelo e a barba grisalhas, veste de castanho com um manto azul petróleo sobre o corpo. O homem com quem ele conversa tem o cabelo castanho, veste de encarnado com um cinto verde e tem botas castanhas. Sobre o ombro esquerdo tem um cajado de madeira que segura com a mão esquerda.
Por de trás das figuras um cenário ao fundo do lado esquerdo, onde se observa diversos elementos arquitectónios. Ainda ao fundo do lado esquerdo duas figuras humanas, uma vestida de encarnado e a outra de verde.
Moldura lisa dourada e castanha escura. Fechar
-
-
Origem/Historial: Integrou o legado efetuado ao Estado Português por Alberto Eduardo Navarro Trindade (1891-1972), 3º visconde da Trindade. Cf. ofício do conservador Ayres de Carvalho: “Espécies escolhidas para decoração do pavilhão de D. Maria, no Palácio Nacional de Queluz, onde ficam instalados os Chefes de Estado estrangeiros em visita ao país. (Da doação do Visconde da Trindade) [...]. Dado tratar-se de espécies de mobiliário com interesse mai...
Ver maiss utilitário e decorativo que propriamente artístico ou raro, entendeu-se terem o seu lugar apropriado no citado pavilhão, com 11 quartos para as comitivas e não em qualquer dos Museus, tanto o do Porto, como de Viseu e muito menos no de Coimbra. Palácio Nacional da Ajuda, em 14 de Janeiro de 1975. O Primeiro Conservador dos Palácios e Monumentos Nacionais, Armindo Ayres de Carvalho" (Arquivo do PNQ).
Fechar
-
Incorporação: Legado visconde da Trindade, 1975
-