Cadeira de Braços
-
Museu: Palácio Nacional de Queluz
-
Nº de Inventário: PNQ 131/1
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
Suporte: Madeira de pau-santo
-
Técnica: Madeira entalhada; estofada
-
Dimensões (cm): Alt. 90 x Larg. 61,5 x Prof. 62
-
Descrição: Cadeira de Braços, em pau-santo, com espaldar e assento de forma ondulada (espaldar em forma de viola). Tabela recortada e vazada. Cachaço rematado por flor entalhada. Assento estofado a veludo de seda lavrado azul esverdeado rematado por galão. Braços ondulados e abrindo ligeiramente. Aba recortada e entalhada com flor. Pernas galbadas, pés com folhas de acanto.
-
-
Origem/Historial:
Na "Relação dos Móveis e objectos salvados do incêndio de destruiu o Palácio Nacional de Queluz em a noite de 4 para 5 de Outubro de 1934" este conjunto tem o nº 25 "Duas cadeira com rodízios nos pés, em pau santo, com talha e tremidos, fundos estofados de veludo azul lavrado".
Este modelo de cadeira de braços, de que o Palácio Nacional de Queluz possui diversas variantes, constitui um curioso exemplo da assimilação de dois estilos: o francês da época de Luis XV e o inglês divulgado no "Director" de Chippendale, combinando elementos de ambos: o espaldar em "viola", a forma "cabriolet" e os miósotis de talha baixa que decoramo cachaço e a aba de uma, e a tabela vazada em "arcaria gótica" da outra.
-
Incorporação: Fundo Antigo (Coleções reais).
Nº 25 do Inv. dos Salvados (1934).
Nº de ordem 273 do Cadastro dos Bens do Domínio Público de 1941. Valor da avaliação: 600.00 (PNQ 131/1/2).
-