Cadeira de braços
-
Museu: Palácio Nacional de Queluz
-
Nº de Inventário: PNQ 113A
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1750/1775
-
-
Técnica: Madeira entalhada e polida
-
Dimensões (cm): Alt. 105,8 x Larg. 64 x Prof. 57
-
Descrição: Cadeira de braços, em pau-santo, com espaldar e assento ondulado e estofado a seda. Espaldar com tabela ondulada e estofada dos dois lados. Cachaço entalhado e recortado com concheados e motivos florais nos ombros. Fundo do espaldar recortado e ondulado. Braços abrindo para o exterior terminando em enrolamento. Apoio dos braços entalhado com motivos vegetalistas. Assento amovível em veludo de seda carmezim. Pernas galbadas com folhagem entalhada no joelho, pés terminando em enrolamento. Travessas onduladas em cruz.
-
-
Origem/Historial: Integrou o recheio do Palácio da Pena ao tempo de D. Fernando II, identificando-se nos aposentos da condessa d'Edla. No reinado de D. Carlos I, encontrava-se nos seus aposentos. Com D. Manuel II, surge inventariada no seu escritório, no torreão daquele palácio. Em 1939 foi transferida para o Palácio Nacional de Queluz.
-
Incorporação: Transferida do Palácio Nacional da Pena por despacho da Direção-Geral da Fazenda Pública, 1939. N.º de ordem 267/1941.
-
Centro de Fabrico: Portugal
Bibliografia
- Artes Decorativas Portuguesas. Lisboa: 1979
- NASCIMENTO, J.F. da Silva; PINTO, Augusto Cardoso - Cadeiras Portuguesas. Lisboa: Edição dos autores, 1952
- PINTO, Maria Helena Mendes - José Francisco de Paiva, Ensablador e Arquitecto do Porto (1744-1824). Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1973