Militar com criança
-
Museu: Palácio Nacional de Queluz
-
Nº de Inventário: PNQ 254A
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18/19
-
Suporte: Tela
-
Técnica: Óleo sobre tela
-
Dimensões (cm): Alt. 97,8 x Larg. 84,7
-
Descrição: Pintura com retrato de militar, a meio corpo segurando chávena de chocolate na mão direita.
O retratado de idade avançada possui olhos verdes, cabelos brancos, entradas na parte da frente e apresenta um ar sério. Veste uma farda militar preta e encarnada com grandes botões cinzentos e dragonas da mesma cor, sobre camisa de seda branca com folhos de renda e faixa vermelha à cintura. O lado esquerdo da casaca militar apresenta na zona do peito a Comenda de Avis. A mão direita está aberta, sugerindo movimento.
Sobre a superfície plana em frente do retratado -no lado direito- encontra-se uma chávena vazia com o respectivo pires e uma colher no interior, e vendo-se apenas metade, o que parece ser uma peça de cerâmica. No canto inferior esquerdo uma criança, a meio corpo, de cabelos loiros compridos e olhos castanhos, apontando com o indicador da sua mão direita para o militar. O seu rosto juvenil e alegre, contrasta com o ar grave do retratado. O fundo do quadro, escuro, sem qualquer motivo, acentua ainda mais a gravidade e solenidade do militar.
-
-
Origem/Historial: Coleções Reais. Na sequência da implantação da República (1910), foi inventariado num dos corredores do Palácio das Necessidades, com o n.º 12965: "Um quadro a óleo sobre tela, sem moldura, representando um militar e uma creança". Classificado pela comissão de arrolamento como bem de propriedade "particular" e "de valor artístico". Conforme indicado nas observações daquele inventário, passou depois para a "casa das armas" e, em 1939, deu entrada no Palácio Nacional de Queluz (APNA, Arrolamento do Palácio das Necessidades, vol. 6, fl. 1918).
-
Incorporação: Proveniente do Palácio das Necessidades, 1939. N.º de ordem 605 do Cadastro dos Bens do Domínio Público de 1941. Valor da avaliação à época : 300$00 escudos.
-
Centro de Fabrico: Portugal