Cadeira de braços
-
Museu: Palácio Nacional de Queluz
-
Nº de Inventário: PNQ 2642/2
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
Suporte: Madeira de faia
-
Técnica: Madeira entalhada e folheada a ouro.
-
Dimensões (cm): Alt. 100 x Larg. 73,5 x Prof. 60
-
Descrição: Cadeira de braços de costas onduladas e recortadas em faia folheada a ouro. Espaldar e assento estofado a seda. Cachaço ondulado, recortado, decorado com concheados e flores em relevo em talha dourada. Fundo do espaldar ondulado formando chavetas. Braços abrindo ligeiramente para o exterior, terminando em enrolamentos e com manchetos de seda. Assento ondulado com aba igual ao cachaço. Pernas galbadas, decoradas com motivos florais. Estofo rematado por galão de seda.
-
-
Origem/Historial: Esta peça identifica-se numa fotografia de uma sala do Palácio Pombal de Oeiras, publicada em 1927 na revista "Ilustração" (n.º 35, 01.06.1927, p. 30; cf. doc. associada). Figura no catálogo da "Exposição Pombalina" (1939): "121 - Mobilia de Salão época Luís XIV dourada a ouro fino, fabricação francesa, estofos lavrados e de ramagens em relêvo grená, de bourete de sêda, composto de grande sofá, duas credências, dez fauteils (do salão nobre dourado do Palácio Pombal de Oeiras - época do 1º Marquês de Pombal)" in "Catálogo da colecção de quadros, gravuras, estampas, móveis, esculturas, adornos e outros objectos de arte do Palácio do Senhor Marquez de Pombal em Oeiras. Exposição no Palácio ex-Camarido, por amável e honrosa cedência da Nunciatura Apostólica de Lisboa", 1939, pp. 57. Surge ilustrado no catálogo (cf. doc. associada) com uma cadeira idêntica e um sofá que também integram hoje o acervo do PNQ (PNQ 2642/1/3). De acordo com outras ilustrações, as restantes cadeiras de braços referidas (fauteils), embora estofadas com o mesmo tecido, apresentam pequenas diferenças estruturais, não tendo dado entrada no PNQ.
-
Incorporação: Adquirido em 1941
-
Centro de Fabrico: França
Bibliografia
- Catálogo da colecção de quadros, gravuras, estampas, móveis, esculturas, adornos e outros objectos de arte do palácio do senhor marquês de Pombal em Oeiras (...), Lisboa, Ed. Império, 1939