Descrição: Escultura em vulto perfeito, em mármore, de corpo inteiro, em pé, representando Flora Lupa, virada à esquerda. Tardoz pouco trabalhado. Ligeira torsão do corpo; perna direita ligeiramente flectida.Cabelo comprido apanhado atrás e com flor saliente à frente. Boca aberta. Túnica comprida drapeada, passando por cima do ombro esquerdo (deixando o ombro e peito direitos à mostra),presa com alfinete redondo por baixo do peito; sobre a perna esquerda, abre uma racha rematada por alfinete. A mão esquerda, segura recipiente/cesta com flores, enquanto que com a direita apanha a cauda do vestido. Pés descalços.
Origem/Historial: A peça é referida no inventário de 1763, fl.91v:
"L. emq. sehandem Lançar osbens moveis do Palacio de Quelus. Lixª 26 de Março de 1763
(...)
Continua oornatto dodº. Jardim pello Lado esquerdo, sobre amesma balaustrada.
(Feguras)
1 Ditta empê coaze nua com humasafafate de flores namaô esquerda, inclinada adireyta de 6 1/2 ps. a 1pº. 4/10 que reprezenta á flora Lupa (Flora Lupina)"
Relativamente à escultura em pedra existente nos Jardins de Queluz, para além da de produção portuguesa, essencialmente em lioz, mármore de Pêro Pinheiro e pedra de Ançã, é importante mencionar a importação de escultura em mármore, de Itália, nomeadamente de Génova.
O agente da encomenda italiana vinda para Queluz, foi Nicolau Possolo, estabelecido em Lisboa, e as peças vieram entre 1757, 1760 e 1765.
As esculturas não eram adquiridas para um espaço determinado e muitas vezes iam mudando de posição, à medida que o jardim se desenvolvia e a decoração de alterava. Muitas estátuas eram policromadas, para parecerem tão próximas da realidade quanto possível, enquanto outras eram parcialmente douradas.
A presença de estátuas espalhadas nos jardins ajuda à marcação de perspectivas, de entradas e sublinha os diversos planos, regulariza a paisagem. As Esculturas ritmam o espaço, o que faz delas peças fundamentais da arquitectura paisagística.
Na iconografia barroca é grande a importância da Alegoria, pela duplicação de significados e pelo seu carácter didáctico. Existia então uma nova visão da história e da mitologia, que as via como imagens alegóricas, que apresentavam um sentido retórico, celebrativo e moralizante.
Em Queluz, são vários os exemplos desta realidade. O Canal foi ornamentado com estátuas e urnas em mármore e a alameda que ligava à Barraca Rica estava ornada com bustos também em mármore, de heróis e heroínas da Antiguidade, assentes sobre pedestais. Na Fachada das Cerimónias, ao longo da balaustrada, junto ao telhado, a colocação de esculturas, veio acrescentar movimento ao seu traçado. Na balaustrada de pedra que circunda o Jardim de Neptuno/Pênsil observam-se estátuas italianas, em mármore, cuja temática mitológica se relaciona com o jardim ou com a vida bucólica. O Jardim de Malta viu-se completado na sua harmonia com a presença, novamente, de bustos de heróis e heroínas da Antiguidade Clássica, colocadas sobre pilastras adoçadas à fachada. A Cascata Grande, desenhada por Robillion, tinha estátuas na balaustrada que a remata.
GRIMAL, Pierre - Dictionnaire de la Mythologie Grecque et Romaine. Paris: Presses Universitaires de France, 1988
LEITE, Ana Cristina; Paulo Pereira (direcção) - Alegoria do Mundo: a arte dos jardins, in: História da Arte Portuguesa, 3º Vol.. Barcelona: Círculo dos Leitores, 1995
MARTIN, René - Dicionário Cultural da Mitologia Greco-Romana. Lisboa: Pbl. Dom Quixote, 1995
RODRIGUES, Ana Duarte - Exemplos de Decorum: De Decorum natura nos jardins barrocos portugueses, in: revista de História de Arte nº3, 2007. Lisboa: Edições Colibri, 2007
LUCKHURST, Gerald, RODRIGUES, Ana Duarte, PEREIRA, Denise, Os Jardins do Palácio Nacional de Queluz, Palácio Nacional de Queluz / Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1ª edição, Outubro de 2011, 151 pgs.
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