Diana
-
Museu: Palácio Nacional de Queluz
-
Nº de Inventário: PNQ 3155
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1760
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 150 x Larg. 70 x Prof. 45
-
Descrição: Escultura de corpo inteiro em mármore, em pé, virada à esquerda, representando Diana.
Cabelo apanhado atrás. Corpo totalmente descoberto, à excepção de um manto drapeado sobre o braço direito, cobrindo as costas e a zona da cintura e caindo sobre o lado direito. A mão direita segura uma aljava com setas, que apoia junto à parte superior da perna do mesmo lado. A mão esquerda segura um arco que apoia junto à parte inferior da aljava. Por trás e sob a escultura, rocha sobre a qual Diana se apoia.
-
-
Origem/Historial: A peça é referida no inventário de 1763, fl. 87r: «1,,Fegura de pedra Jaspe empê nua com hum golfinho aparte esquerda, imclinada ámesma parte, maô ao peyto; que Reprezenta aGalátea, de 7ps. a 1p.º e 7/10», in Palácio de Queluz. Jardins, Afonso e Delaforce, p. 43.
«Ao longo de uma álea que ligava o canal ao Jardim da Barraca Rica (situado junto ao Jardim do Embrechado, a poente da zona da cozinha do palácio) foram colocados nove bustos de mármore retratando heróis e heroínas da Antiguidade, sobre pedestais de pera integrados numa «gradaria» de madeira. Nessa zona e junto do canal encontrava-se um pequeno lago com fundo de pasta de chumbo e paredes de murta com uma estátua de chumbo representando um Cupido sentado sobre um golfinho. Nos pilares da «gradaria», junto do lago, encontravam-se figuras de mármore de tamanho natural, como Diana com o seu arco e flecha (...)», in Palácio de Queluz. Jardins, Afonso e Delaforce, p.20.
-
Incorporação: Encomenda da Casa Real
-
Bibliografia
- AFONSO, Simonetta Luz; DELAFORCE, Angela - Palácio de Queluz - Jardins. Lisboa: Quetzal Editores, 1989