Busto de Madame du Barry
-
Museu: Palácio Nacional de Queluz
-
Nº de Inventário: PNQ 82A
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
Suporte: Mármore
-
Técnica: Escultura
-
Dimensões (cm): Comp. 50 x Alt. 70,8 x Larg. 32
-
Descrição: Escultura de mármore representando em busto Madame du Barry, favorita do Rei Luís XV de França. o busto assenta em plinto quadrangular. A fugura feminina apresenta-se de cabelo comprido, apanhado atrás, caindo sobre os ombros. Veste túnica, prendendo com fita sobre o ombro esquerdo.
-
-
Origem/Historial: Integrou o recheio do Palácio dos Condes de Burnay (Junqueira, Lisboa), identificando-se numa fotografia de 1933 da Sala Luís XIV ou Sala Amarela (cf. doc. associada). O edifício tomou esse nome após ter sido adquirido em 1880 pelo banqueiro Henri Burnay, 1º Conde de Burnay (1838-1909), que o restaurou e decorou com obras de arte. Após a sua morte, em 1909, passou a pertencer à mulher, Maria Amélia, e aos nove filhos do casal. Com a morte da condessa, em 1924, os herdeiros manifestaram vontade em leiloar o recheio, o que ocorreu apenas em 1936, tendo sido em parte adquirido pelo Governo português, destinando-se a representações diplomáticas, museus e palácios nacionais, com destaque para o Museu Nacional de Arte Antiga.
-
Incorporação: Transferido do Museu Nacional de Arte Antiga por despacho ministerial. Nº Ordem 41 do Cadastro dos Bens do Domínio Público de 1941. Valor da avaliação à data da incorporação: 3.000$00
-