Lamentação sobre Cristo Morto
-
Museu: Palácio Nacional de Queluz
-
Nº de Inventário: PNQ 262A
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Óleo sobre tela
-
Dimensões (cm): Alt. 210 x Larg. 116
-
Descrição: Pintura representando a Lamentação sobre o Cristo Morto. Em primeiro plano, ao centro, o corpo de Jesus Cristo jaz pelo chão depois de ter sido retirado da Cruz, no Monte das Oliveiras. Jesus está totalmente despido, apresentando apenas um manto branco sobre o qual está deitado e que lhe cobre a zona da cintura. Tem o cabelo castanho claro, comprido e barbas cerradas. O seu corpo aparenta as marcas da cruxificação nos pés e nas mãos esquerda, para lá de outra ferida por baixo do peito esquerdo onde se vê sangue, tal como nas pernas. O pé direito está assente no chão, ao contrário do outro pé que está no ar.
Por trás de Jesus, duas mulheres. A primeira, a Virgem Maria imediatamente atrás deste, está sentada. Dirige o olhar para cima e apresenta uma expressão de dor, destacando-se a nível facial -por comparação com as outras figuras- a ausência de rubor nas faces. A sua mão esquerda está aberta, na direcção de Jesus e a mão esquerda, encoberta ampara o corpo deste. Tem um vestido roxo claro, com um véu a cobrir a cabeça e caindo sobre os ombros e parte do peito, sob um manto azul petróleo que lhe cobre a totalidade do corpo à excepção do braço esquerdo. À sua direita, uma mulher com um manto verde cobrindo a cabeça e caindo sobre o corpo, chora com intensidade. Tem os olhos e as mãos fechadas, em posição de oração.
No lado direito do observador, Santa Maria Madalena dobrada diante de Jesus, segura a mão esquerda deste, beijando-a. Tem cabelos compridos, louros e aparenta uma expressão de dor e rubor nas faces, chorando com intensidade. O seu vestido é amarelo e tem as mangas arregaçadas pelo cotovelo, onde se vê a camisa branca. A mão direita segura a mão de Jesus que leva até aos seus lábios e o seu braço esquerdo está sobre a perna do mesmo lado. Atrás dela, São João com cabelos castanhos dirige o olhar para a Virgem Maria. Apresenta rubor na face e traja um manto verde, segurando nas mãos um manto encarnado.
Por trás destas personagens, uma Cruz de madeira alta, onde Jesus foi cruxificado. Pregada no topo, uma folha de papel com dois pregos e com a seguinte inscrição: "I.N.R.I.". Na parte superior da Cruz, dois anjos (um de cada lado) sobre nuvens, choram tapando os olhos com as mãos, apresentam um manto por baixo dos braços, terminando um pouco abaixo dos joelhos.
Entre os pés de Jesus, um recipiente em prata com os óleos, e no canto inferior, um prato dourado com um pão no interior. Junto deste, a coroa de espinhos e os quatro pregos que cruxificaram Jesus à Cruz. À volta, arbustos e vegetação rasteira.
Ao fundo, a cidade de Jerusalém com as montanhas por trás, sob um céu azul escuro.
Cerca a pintura uma moldura dourada entalhada no bordo interio com um semicírculo na parte superior.
-
-
Origem/Historial: Identifica-se numa fotografia de c. 1920-1933 do interior da capela do palácio, suspensa na parede onde nas obras da década de 1930 foi construído o púlpito (cf. doc. associada). Servia então de pintura retabular de um altar sobre o qual estava colocada a imagem de Nossa Senhora da Conceição (PNQ 430).
-
Incorporação: Desconhecida
-
Centro de Fabrico: Portugal