Mesa de Centro
-
Museu: Palácio Nacional de Queluz
-
Nº de Inventário: PNQ 918
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18/19
-
-
Técnica: Madeira entalhada e folheada a ouro
Vazada
-
Dimensões (cm): Comp. 181,7 x Alt. 86 x Larg. 88
-
Descrição: Mesa de Centro, de forma rectangular, em madeira de casquinha entalhada e folheada a ouro, com tampo de mármore rosado. Aro vasado, decorado com flores estilizadas formando arabescos; aos cantos rosetas entalhadas. Pernas em balaústre, torneadas e caneladas, com joelho cilindrico decorado com fitas entrelaçadas; pés com folhas de acanto.
-
-
Origem/Historial: Esta peça identifica-se numa fotografia de uma sala do Palácio Pombal de Oeiras, publicada em 1927 na revista Ilustração (n.º 35, 01.06.1927; cf. doc. associada).
Figura no catálogo da "Exposição Pombalina" (1939): "122 - Mesa de centro de salão, dourada a ouro fino, com soberba pedra mármore, fabricação francesa, época século XVIII (do Salão Nobre do Palácio de Oeiras)" in "Catálogo da colecção de quadros, gravuras, estampas, móveis, esculturas, adornos e outros objectos de arte do Palácio do Senhor Marquez de Pombal em Oeiras. Exposição no Palácio ex-Camarido, por amável e honrosa cedência da Nunciatura Apostólica de Lisboa", 1939, pp. 57. Surge ilustrada no catálogo (cf. doc. associada).
-
Incorporação: Adquirida por proposta da Inspecção Artística dos Palácios Nacionais em 1939. Nº de ordem 405 de 1941
-
Centro de Fabrico: Portugal (?)
Bibliografia
- Catálogo da colecção de quadros, gravuras, estampas, móveis, esculturas, adornos e outros objectos de arte do palácio do senhor marquês de Pombal em Oeiras (...), Lisboa, Ed. Império, 1939
Exposições
-
Exposição Pombalina
- Palácio Camarido
- Exposição Física