Cómoda

  • Museu: Palácio Nacional de Queluz
  • Nº de Inventário: PNQ 1229/9
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Mobiliário
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: Século 18
  • Suporte: Madeira de espinheiro
  • Técnica: Marchetados
  • Dimensões (cm): Comp. 91 x Alt. 80 x Prof. 52
  • Descrição: Cómoda, de secção rectangular, em madeira de espinheiro, pau-santo, com tampo de mármore cinzento, com ressalto ao centro e ferragens em bronze dourado. A frente apresenta duas gavetas folheadas e marchetadas com ornatos vegetalistas formando faixa em pau-santo com motivos vegetalistas embutidos. Medalhão central de forma oval com flores embutidas. Quatro puxadores de argola fixa em bronze dourado, com urna enquadrada por festões e duas pequenas sereias. Saia recortada. Pernas em pirâmide invertida.
  • Origem/Historial: PNQ 1229/1 a 1229/8, integra o mobiliário que em 1940, foi transferido para o Pavilhão D. Maria - Residência dos Chefes de Estado em Visita Oficial a Portugal. O Pavilhão foi mobilado e decorado com peças, do acervo do Palácio de Queluz, adquiridas pela Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, e transferidas de outros Palácio e Museus. Registado no Cadastro dos Bens do Domínio Público, ano de 1941, no mapa do “PAVILHÃO DE D. MARIA I – PARTE RESIDENCIAL (...) Primeiro Quarto Esquerdo Topo 1º Andar e Quarto de Banho Anexo (atual Gabinete de Trabalho). Cómoda executada em Portugal em estilo D. Maria, segundo modelo Luís XVI e de inspiração neoclássica, de acordo com a técnica do revestimento folheado e marchetado. Trata-se de uma peça característica desta época, mas pouco utilizada em Portugal, em virtude das dificuldades de execução, uma vez que não se encontrava enraízada na nossa tradição de marcenaria, muito mais ligada à ornamentação da talha. Na técnica do revestimento folheado -marchetado, joga-se com as diferentes cores da madeira para tirar partido dos desenhos, geralmente em banda e/ou em reserva.Esta cómoda parece tere sido inspirada na forma de um modelo francês dito "à tiroir de ceinture", em que as gavetas superiores têm menos altura do que as inferiores. Curiosamente, o seu autor apesar de ter realizado apenas duas gavetas, dá-nos essa ilusão através da banda de ornatos marchetados de fundo escuro colocada sob o tampo.
  • Incorporação: Desconhecido. Coleção da Casa Real. Nº de ordem 1381 de 1941
  • Centro de Fabrico: Portugal

Bibliografia

  • REYNIÉS, Nicole de - Principes d'Analyses Scientifiques. Le Mobilier Domestique. Vocabulaire Typologique. Paris: Imprimerie National, 1987

Multimédia

  • 8069.jpg

    Imagem
  • 1472.jpg

    Imagem