Cómoda
-
Museu: Palácio Nacional de Queluz
-
Nº de Inventário: PNQ 1338
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Pintor (-)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Madeira folheada e marchetada
-
Dimensões (cm): Alt. 82 x Larg. 118 x Prof. 62
-
Descrição: Cómoda, secção rectangular, dita em "tumba" em madeira de mogno, espinheiro e com tampo de mármore. Frente com três gavetas ligeiramente onduladas, folheadas e marchetadas com motivos de xadrês. Ilhargas com o mesmo motivo. Puxadores de argola fixa e escudetes de bronze dourado com motivos "rocaille", assim como aplicações nas quatro arestas das ilhargas.
-
-
Origem/Historial: Esta cómoda é provavelmente um dos exemplares de móveis importados de França pela Casa Real. A qualidade do revestimento folheado e marchetado, técnica que os nossos marceneiros menos dominavam, especialmente nesta época, leva-nos a esta conclusão.
Faz parte do conjunto de peças adquiridas em 1944 pelo Ministério das Obras Públicas e Comunicações, registadas no Cadastro de Bens do Domínio Público de 1945.
Ofício, de 13 de março de 1947 da Repartição do Património, da Direção Geral da Fazenda Públicas do Ministério da Finanças, dirigida ao Conservador do Palácio Nacional de Queluz (António Ventura Porfírio), solicita a confirmação da entrada das peças no Palácio " 10- Cómoda portuguesa do sec. XVIII, com 3 ordens de gavetas" (cf.doc. associada):
-
Incorporação: Adquirida pelo Ministério das Obras Públicas e Comunicações. Nº5 de 1945.
-