Leito
-
Museu: Palácio Nacional de Queluz
-
Nº de Inventário: PNQ 140A
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19
-
Suporte: Madeira de mogno
-
Técnica: Entalhada
-
Dimensões (cm): Comp. 206 x Alt. 123 x Larg. 150
-
Descrição: Leito (Lit-Bateau) com cabeceira e anteparo dos pés rematados por frontão triangular com aplicações de bronze dourado. Prumadas da frente em forma de cariátides engastadas, representando bustos de figuras femininas aladas em madeira esculpida e pintada de negro. Na travessa inferior, medalhão com máscara, estrela e quadrados de bronze cinzelado e dourado. Nas colunas laterais facho em bronze aplicado.
-
-
Origem/Historial: Transferência do Museu Nacional de Arte Antiga, por despacho de 10-12 1938.
Dada a qualidade deste móvel e a sua proveniência, da sua casa de um rico banqueiro de origem belga, Henry Burnay, cuja família se estabeleceu em Portugal entre finais do século XVIII e início do do século XIX, parece inquestionável que se trate de um móvel francês importado.
-
Incorporação: Transferido do Museu Nacional de Arte de Antiga por despacho de 10-12 1938. Valor da avaliação: 1.970.00. Nº de ordem 324 do Cadastro dos Bens do Dominio Público de 1941.
-
Bibliografia
- REYNIÉS, Nicole de - Principes d'Analyses Scientifiques. Le Mobilier Domestique. Vocabulaire Typologique. Paris: Imprimerie National, 1987