Cómoda-papeleira com alçado
-
Museu: Palácio Nacional de Queluz
-
Nº de Inventário: PNQ 927
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: 1740/1750
-
Suporte: Madeira de casquinha
-
Técnica: Madeira marchetada e embutida
-
Dimensões (cm): Comp. 127 x Alt. 252,3 x Prof. 65
-
Descrição: Cómoda-papeleira com alçado, em madeira de casquinha, de nogueira, olho de perdiz raíz de nogueira, buxo. Alçado rematado por cimalha entalhada com enrolamentos e albarrada embutida. Alçado com duas meias portas com albarradas embutidas dentro de arquitectura, e que encerram 46 gavetas decoradas com filete e puxador de fio de seda, ao centro, nicho espelhado e decorado com enrolamentos, um par dançando, um homem tocando flauta e um outro sentado dormindo sobre um barril. Papeleira com tampo rebaixável com enrolamentos e motivos vegetalistas embutidos na parte interior e exterior com albarrada e pássaros. No interior seis gavetas, nicho com espelho ao centro e escaninho com embutidos. Parte inferior com três gavetas com embutidos com motivos vegetalistas, mulheres aladas e putti, puxadores de bronze dourado. Ilhargas com cenas de caça e galantes embutidas.
-
-
Origem/Historial: Coleções reais, Palácio Nacional de Mafra (?). Deu entrada no Museu Nacional de Arte Antiga, tendo sido daí transferida para o Palácio Nacional de Queluz.
-
Incorporação: Transferência do Museu Nacional de Arte Antiga, 1940. Valor da avaliação à época 14.000.00 escudos. N.º ordem 426/1941
-
Centro de Fabrico: Itália, Piemonte
Bibliografia
- CAT., Instrumentos Musicais. Queluz: Instituto Português do Património Cultural, 1984
- Connaissance des Arts. nº 276: 1975