Contador
-
Museu: Palácio Nacional de Queluz
-
Nº de Inventário: PNQ 1339/1
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19
-
Suporte: Madeira de teca
-
Técnica: Madeira lacada e dourada
-
Dimensões (cm): Alt. 96,5 x Larg. 78,5 x Prof. 50,1
-
Descrição: Contador de origem chinesa em madeira de teca (?), laca, bronze e ouro. Forma rectangular, levemente abaulado e recortado no topo, rebordo da cimalha decorado com motivos chineses: cabaça, losango e flores pintadas a dourado. Frente com duas meias portas com ferragens douradas, recortadas e gravadas (dobradiças, espelhos da fechadura, etc.). Portas rematadas por cercadura recortada e decorada por motivos vegetalistas estilizados, flores de ameixieira e símbolos chineses. Fundo lacado de vermelho com decoração de pássaros, borboletas, árvores (pinheiro) sobre rochedo, qilims, sobre a paisagem chinesa. Ilhargas com duas borboletas, duas fénix e arbusto com flores. Interior com 12 gavetas de tamanhos e formatos diferentes, também lacadas a vermelho e decoradas com paisagem chinesa, flores, cabanas, pássaros e figuras humanas. Puxadores de argola com espelho redondo gravado. Interior das portas com troncos de peónias, pássaros e borboletas.
-
-
Origem/Historial: Integra o conjunto de peças adquiridas em 1944 pelo Ministério das Obras Públicas e Comunicações, registadas no Cadastro de Bens do Domínio Público de 1945.
Ofício, de 13 de março de 1947 da Repartição do Património, da Direção Geral da Fazenda Públicas do Ministério da Finanças, dirigida ao Conservador do Palácio Nacional de Queluz (António Ventura Porfírio), solicita a confirmação da entrada das peças no palácio "1- Contador vermelho e oiro" (cf. Doc. associada).
-
Incorporação: Adquirido pelo Ministério das Obras Públicas e Comunicações. Nº6 de 1945.
-