Cómoda-papeleira
-
Museu: Palácio Nacional de Queluz
-
Nº de Inventário: PNQ 1250/1
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
Suporte: Madeira de pau-santo
-
-
Dimensões (cm): Alt. 103,5 x Larg. 112 x Prof. 66
-
Descrição: Cómoda-Papeleira em pau-santo, de secção rectangular. Tampo inclinado e que abre com fechadura e espelho, interior com sete nichos recortados, cuja parte superior é uma pequena gaveta; dez gavetas com a frente ondulada e pequenos puxadores de metal. Frente com quatro gavetões (os dois de baixo abaulados), com puxadores e espelhos com concheados e motivos vegetalistas em bronze dourado. Ilhargas com friso em relevo, que se prolonga pela segunda gaveta. Assenta sobre quatro pés recortados.
-
-
Origem/Historial: PNQ 1250/1 a 1250/7, integra o mobiliário que em 1940, foi transferido para o Pavilhão D. Maria - Residência dos Chefes de Estado em Visita Oficial a Portugal.
O Pavilhão foi mobilado e decorado com peças, do acervo do Palácio de Queluz, adquiridas pela Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, e transferidas de outros Palácio e Museus.
Registado no Cadastro dos Bens do Domínio Público, ano de 1941, no mapa do “PAVILHÃO DE D. MARIA I – PARTE RESIDENCIAL (...) Segundo Quarto Esquerdo – 1º Andar e Quarto de Banho (Quarto nº 5 1º andar).
-
Incorporação: Desconhecido. Nº de ordem 1402 de 1941
-