Santa Maria Madalena

  • Museu: Museu de Lamego
  • Nº de Inventário: 903
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Gravura
  • Autor: Morghen, Raphael (Florença, 1758-1833); (Gravador) Murillo, Bartolome Esteban (1617-1682)
  • Datação: Século 18/19
  • Suporte: Papel
  • Técnica: Gravura
  • Dimensões (cm): Alt. 40 x Larg. 29
  • Descrição: Gravura figurando Santa Maria Madalena, na versão de penitente, ajoelhada, voltada à esquerda. Apoiada sobre uma rocha, onde repousa o braço direito, Madalena apresenta-se jovem e robusta, com uma farta cabeleira ondulada que lhe cai solta pelo peito e costas. Usa vestes volumosas e de amplo pregueado: sobre uma túnica longa sem mangas e cingida na cintura por um cordão possui um lenço a cobrir as costas e braços e um manto que, seguro no braço direito, lhe atravessa a cintura e cai solto no chão. De expressão espiritualizada e olhar lacrimejante, em sinal de arrependimento, apoia o queixo sobre as mãos cruzadas em sinal de devoção. Sobre a rocha dispõem-se os seus habituais atributos iconográficos: um livro aberto sobre uma caveira, um frasnco de unguento e uma cruz. Em segundo plano são visíveis uma mancha rochosa e alguns apontamentos vegetalistas.
  • Origem/Historial: A gravura foi executada a partir de uma célebre pintura do espanhol Bartolomé Estéban Murillo (Sevilha, 1618-1682) por Raphael Morghen (Florença, 1758-1833), um dos mais importantes gravadores do século XVIII e inícios do XIX. O pai, Filippo Morghen, também ele um reputado gravador florentino de assuntos mitológicos e retratos, reconhecendo o talento do filho, cedo o envia para Roma, a fim de completar a sua formação. Com a tenra idade de doze anos publica a sua primeira gravura e aos vinte estabelece-se por conta própria, recebendo numerosas encomendas de retratos e de assuntos mitológicos e religiosos. Viveu e trabalhou em Nápoles, Roma e Florença, tendo executado, no total, 252 gravuras originais, a partir de obras de mestres como Rafael, Ticiano, Bronzino, Correggio e Matteini. Foi membro de diversas academias italianas e, em 1793, nomeado pelo Grão Duque Ferdinando II professor principal da Academia de Florença, tendo, no desempenho desse cargo, exercido grande influência em toda uma geração de gravadores de inícios do século seguinte. Possuidor de uma técnica notável, celebrizou-se pelas texturas inegualáveis e valores tonais das suas gravuras. Do mesmo gravador, o Museu de Lamego possui um segundo exemplar, figurando "A Virgem da Cadeira" (inv. 905), elaborado a partir da célebre pintura de Rafael Sanzio de Urbino (1483-1520). Ambos foram doados por Dona Margarida Braga, viúva de Fausto Guedes Teixeira (1871-1940), em cumprimento da vontade desse poeta lamecense.
  • Incorporação: Fausto Guedes Teixeira ( Proc. 1 - A. 1 / oft)

Bibliografia

  • Greg & Connie Peters, "Raphael Morghen", In »The Art of the Print» [Em linha]: http://www.artoftheprint.com/artistpages/morghenraphael_angelicaandmedoro_htm

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