Ressurreição de Cristo
-
Museu: Museu de Lamego
-
Nº de Inventário: 909
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Gravura
-
Autor:
Silva, Joaquim Carneiro da (Gravador)
-
Datação: 18
-
Suporte: Papel
-
Técnica: Gravura
-
Dimensões (cm): Alt. 24,5 x Larg. 17
-
Descrição: Impressão nas duas páginas de um fólio extraído de um Missal.
Anverso: cabeçalho, a vermelho "Canon Missae." e inscrição do número da página "285", a que se segue o corpo de texto, em latim, a preto e vermelho, distribuído por duas colunas separadas por filete duplo liso. No rodapé, surge a inscrição, a vermelho, "DO."
Reverso: gravura figurando o episódio da Ressureição de Cristo perante os soldados guardiões do túmulo. Numa composição dinâmica e vigorosa, domina a figura de Jesus Cristo num movimento ascencional, que é sublinhado pela expresssividade da anatomia, com o rosto bem erguido e olhar penetrante, a cabeleira em movimento, os braços abertos num gesto amplo e o tronco em extensão e avanço em relação aos membros inferiores entrecruzados e ligeiramente fletidos. O movimento é acompanhado pelo manto esvoaçante lançado sobre o braço esquerdo e pelo cendal que lhe tapa mudez, de pregueado bem demarcado, descrevendo linhas sinuosas.
À esquerda, um anjo de figura serpentiforme e amplas vestes sustenta, erguida, a tampa do sepulcro de onde irrompe a figura de Cristo. No plano inferior, agrupam-se os guardiões. Da direita, para a esquerda, Longinos, o lanceiro, ataviado com uma couraça, agachado e de costas voltadas para o observador, ergue a cabeça e a lança que empunha com ambas as mãos, para o fenómeno da ressurreição que acaba de presenciar; ao centro, com orientação oposta, um guarda reclinado e adormecido com a espada pousada e, à direita, um terceiro guarda, do qual só é visível a cabeça, espreita o túmulo vazio.
No plano de fundo, à direita, surge sumariamente representado, um apontamento paisagístico.
-
-
-
Incorporação: Desconhecido
-