"El Desposorio"
-
Museu: Museu de Lamego
-
Nº de Inventário: 910
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Gravura
-
Autor:
Causé, Lamberecht (Gravador)
-
Datação: Século 17
-
Suporte: Papel
-
-
Dimensões (cm): Alt. 22,5 x Larg. 17
-
Descrição: Composição figurando o casamento da Virgem e São José no interior de uma igreja com caraterísticas renascentistas, perante a figura do Sumo Sacerdote que os abençoa e diversas personagens.
A representação obecede à triangulação das figuras principais, o que é reforçado pelo formato em cone invertido do baldaquino suspenso a sobrepujá-las e pela capela, que lhes serve de fundo, com cuidada marcação da perspetiva.
Simbolizando a união conjugal, José e Maria dão as mãos, num gesto que é acompanhado pelas mãos do sacerdote ancião que preside a cerimónia. São José, segurando a vara florida - a assinalar o eleito por Deus -, figura barbado e de feições marcadas, denunciando a diferença de idade que existe em relação à Virgem, imcomparavelmente, mais jovem. À direita, reúnem-se as companheiras de Maria, uma delas acompanhada por uma criança de colo, junto de uma segunda criança que segura uma cestinha com flores que espalha pelo chão. À esquerda, agrupam-se os pretendentes preteridos, cada qual com a sua vara, entre os quais, dois, inconformados, a vergá-la sobre os joelhos.
-
-
Origem/Historial: De origem desconhecida, o Museu de Lamego possui, dedicada também ao ciclo da Virgem, uma segunda gravura, figurando "El Nacimento de Maria " (inv.935), do mesmo gravador e, possivelmente, pertencente à mesma série.
-
Incorporação: Desconhecido
-