Retrato alegórico de Luís XIV, rei de França
-
Museu: Museu de Lamego
-
Nº de Inventário: 915
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Gravura
-
Autor:
Massé, Jean Baptiste (Gravador); (Gravador)
Coypel , Ant. (Desenhista)
-
Datação: Século 18
-
Suporte: Papel
-
-
Dimensões (cm): Alt. 24,4 x Larg. 18,9
-
Descrição: Retrato de Luís XIV de França (1638-1715)) destinado a exaltar a ação do monarca, sobretudo, nos domínios científico e económico. Obedecendo a dois níveis de leitura, compreendendo "o retrato dentro do retrato", observa-se o retratado, propriamente, circunscrito a uma oval moldurada, onde se inscreve autoria do mesmo "Hyacint(h)e Rigaud Pinxit". O monarca, de meia idade e expressão firme, figura ao nível do busto, de perfil 3/4 voltado à direita, com traje militar e cabeleira da época. A moldura é apoiada por uma figura alegórica reclinada sobre uma "chaisse longue" e os pés sobre uma almofada, com elmo guarnecido de plumagem, manto e túnica com peitilho onde se inscreve uma cabeça de Medusa.
O espaço circundante sugere um ambiente palaciano, de arquitetura grandiosa, onde se iconografaram elementos associados à emblemática dos Bourbóns (as flores de liz, presentes na decoração do manto caído sobre a "chaisse longue" onde assenta a moldura oval, na almofada de apoio aos pés da figura alegórica e no amplo reposteiro, de fundo, que revela uma abertura para o exterior, tornando visível um edifício apalaçado - Versailhes?) e à ação do monarca nos campos científico - evocados pelo globo terrestre, pousado no canto inferior esquerdo, junto de um rolo com figuras geométricas e o esqueleto, parcialmente visível, tombado por trás da "chaisse longue" - e económico, através de um pequeno forno e uma peça em vidro em fase de produção, colocados à direita, aludindo, possivelmente, à criação da Companhia Vidreira de Saint-Gobain.
-
-
-
Incorporação: Admitimos que a gravura possa ter sido adquirida pelo valor de 60$00, conforme inscrição no reverso da mesma, entre 1929-1955, período correspondente à aquisição de diversos objetos, entre os quais gravuras, pelo então director do Museu de Lamego, João Amaral, ou pelo antigo Grupo de Amigos.
-
Centro de Fabrico: França