Retrato do Imperador Matias I (ou Mateus de Habsburgo)
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Museu: Museu de Lamego
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Nº de Inventário: 2656
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Super Categoria:
Arte
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Categoria: Gravura
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Autor:
Soutman, Pieter Claesz (Haarlem, 1580-1657); (Desenhador)
Wit, Frederick; (Editor)
Sompel, Pieter van (Gravador)
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Datação: Século 17
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Suporte: Papel
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Técnica: Gravura
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Dimensões (cm): Alt. 48,7 x Larg. 39,5
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Descrição: Matias da Germânia ou Mateus de Habsburgo (Viena, 24 de fevereiro de 1557- Viena, 20 de março de 1619), filho de Maximiliano II, imperador, e da infanta Maria de Habsburgo, filha de Carlos V. Foi Arquiduque de Áustria, Duque de Carniola, da Caríntia, da Estiria, Conde do Tirol, Landgrave da Alta e da Baixa Alsácia e finalmente eleito Imperador do Sacro Império em 1611 na sucessão do irmão, Rodolfo II. Foi rei da Hungria e da Boêmia como Mateus II de 1611 a 1617.
O retrato, ao nível do busto, ligeiramente voltado à esquerda, inscreve-se numa oval envolta por cartela profusamente decorada, com escudo de armas no topo e assente em peanha retangular moldurada com legenda.
O imperador figura de meia idade, laureado e com sumptuosa indumentária, constituída por um manto brocado, com orla cravejada de pedraria e com peças de joalharia nos fechos, e uma volumosa gorjeira a cingir-lhe o pescoço; sobre o peito, um cordão com um quadrúpede como pendente. O rosto apresenta uma expressão firme, sublinhada pelas sobrancelhas levantadas e generoso bigode e "mosca".
Na guarnição da cartela, escudo de armas sobrepujado por querubim e uma cruz, na ponta, entre pássaros segurnado no bico coroas de louro, putti e motivos de inspiração bélica entrelaçados.
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Origem/Historial: De proveniência desconhecida, o retrato do "Imperador Matias I (ou Mateus de Habsburgo) pertence a uma coleção de treze retratos intitulado "Effigies Imperatorum domus Austriacae", publicada em Haarlem, pela primeira vez, em 1644, e que incluia os retratos de imperadores germânico-austríacos da linhagem de Habsburgo. Cada um dos retratos, em grande formato, é delimitado por cercadura ornamental de autoria de Pieter Claesz Soutman, responsável também por todas as imagens publicadas; os gravadores foram Jonas Suyderhoef e Pieter van Sompel, escolhidos entre os melhores aprendizes de Pieter Soutman.
Desta série foram feitas novas reedições, sendo possível a identificação de cada uma delas: a primeira, é a única que possui a data, 1644; na segunda, a data foi removida; na terceira - a que pertence a presente gravura -, contém o nome do novo editor, na parte inferior, à direita "Frederick de Wit" (ou "F. de Wit") e, por fim, na quarta, todos os numerais romanos e o nome de Wit foram removidos.
As coleções permanentes do British Museu e National Portrait Gallery, em Londres, do Fitzwillim Museum, Cambridge; do Deutshes Historisches Museum, em Berim, do Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque e do Fine Arts Museums, em São Francisco, incluem várias impressões das "Effigies Imperatorum domus Austriacae".
(Bibliografia: "Jonas Suydehoef & Pieter Soutman. Emperor Frederick III (Frederick of Habsburg)", In "Arte of the Print" [Em linha] http://www.artoftheprint.com/artistpages/suyderhoef_jonas_emperorfrederick3.htm)
Desta coleção de retratos imperiais, o Museu de Lamego possui também os retratos dos imperadores Frederico III (inv. 2206) e de D. Fernado II (inv. 913).
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Incorporação: Desconhecido
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Centro de Fabrico: Haarlem, Holanda
Bibliografia
- "Jonas Suydehoef & Pieter Soutman. Emperor Frederick III (Frederick of Habsburg)", In "The Art of the Print" [Em linha] http://www.artoftheprint.com/artistpages/suyderhoef_jonas_emperorfrederick3.htm)