Descrição: Óleo sobre tela representando, no primeiro plano, uma figura feminina, em corpo inteiro, de pé, voltada três quartos à esquerda, com a cabeça virada para a direita. Enverga um vestido branco sobre camisa azul, com gola de canudos. Segura, com ambas as mãos, uma taça com tampa. O plano seguinte é um interior, onde surgem um sofá com almofadas e várias pinturas.
Origem/Historial: Segundo uma relação de objectos da Sala Encarnada, datada de Agosto de 1891, a peça estava então nesse espaço, actualmente designado por Salinha Encarnada. Aí se mantinha no início da década de 1910, conforme o Arrolamento Judicial. Nessa altura foi inventariada sob a verba R 189. Mais tarde foi colocada no Antigo Gabinete de Trabalho do Rei, onde ainda hoje se mantém.
A personagem da pintura pode representar a Margarida, de Fausto, hipótese já avançada no próprio Arrolamento. Sabe-se que o pintor Cornelius ilustrou obras de Fausto. Assim, as iniciais da assinatura poderão corresponder às do nome deste artista.
Incorporação: Pertencia às colecções reais.
Bibliografia
APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 2, 1911