Cabeça de estátua do Imperador Augusto
-
Museu: Museu Nacional de Conímbriga
-
Nº de Inventário: 67.388
-
Super Categoria:
Arqueologia
-
Categoria: Escultura
-
-
Datação: Século 1
-
-
Técnica: Escultura
-
Dimensões (cm): Alt. 45 x Larg. 37
-
Descrição:
Cabeça de estátua de Augusto, em mármore de Estremoz, Vila Viçosa. A parte superior estava partida em três partes. A cabeça é ligeiramente inclinada para a direita. Apresenta rosto cheio, vigoroso, de maxilares salientes e olhos rasgados, relativamente enterrados sob o sobrolho tenso. Pescoço forte, orelhas espessas e abertas. Musculatura bem marcada. Cabeleira de largas mechas, formando suíças fortes e, na frente, apresenta as duas vírgulas convergentes, típicas do penteado deste imperador.
O cabelo está tratado de duas formas diferentes, o que é visível sobretudo do lado direito. Isto sugere adaptação de um retrato anterior, possivelmente de Calígula, que terá sido retomado e convertido em representação do primeiro imperador.
Juntamente com a base 67.387 constiituem-se como partes de uma estátua togada de Augusto, de tamanho maior que o natural, inspirado no modelo de Prima Porta.
-
-
Origem/Historial: Escavações Luso - Francesas (1964-1971)
-
Incorporação: Escavações
-
Bibliografia
- ALARCÃO, Adília Moutinho, PONTE Salete - "Colecções do Museu Monográfico de Conimbriga", Catálogo. Coimbra: IPM, 1984
- ETIENNE, R.; FABRE G. et LÉVÊQUE, Pierre et Monique - Epigraphie et Sculpture, " Fouilles de Conimbriga", II. Paris: Boccard, 1976
- SOUZA, Vasco de - Corpus Signorum Imperii Romani, Corpus Der Skulpturen Der Römischen Welt, Portugal. Coimbra: Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras de Coimbra, 1990
Exposições
-
Exposição Permanente
- Conimbriga
- Exposição Física