La Liseuse

  • Museu: Museu de Lamego
  • Nº de Inventário: 7819
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Gravura
  • Autor: Dou, Gerard ; (Pintor / Gravador) Wille, Jean Georges (Gravador)
  • Datação: 1761/1762
  • Suporte: Papel
  • Técnica: Xilogravura
  • Dimensões (cm): Alt. 40,8 x Larg. 30,2
  • Descrição: Na gravura "La Liseuse" é representada uma anciã, enquadrada por uma moldura trompe l´oeil, em forma de arco, sentada e voltada 3/4 à esquerda, lendo um livro sobre o regaço. De cabeça toucada e pince-nez na ponta do nariz, usa um vestido rodado e comprido, com gola de folho branco.
  • Origem/Historial: A gravura intitulada "La Liseuse" surge muitas vezes acompanhada de "La Dévideuse", ambas gravadas por Jean-Georges Wille, a partir de pinturas do holandês Gerrit (ou Gerard) Dou, nascido em Lieden, Holanda, em 1613. Após a aprendizagem com o pai e com o gravador Bartholomeus Dolendo, em 1628, com 15 anos de idade, Gerard Dou tornou-se no primeiro aluno do jovem Rembrandt, com quem continuou a trabalhar durante três anos. De início, foi muito influenciado pelo mestre, de quem adquire o colorido e a subtileza dos efeitos claro-escuro. Só quando Rembrandt vai para Amesterdão, começa a desenvolver um estilo próprio. Neste exemplar são possíveis de identificar os processos típicos de Gerard Dou, caraterizados por trabalhos de escala reduzida (executados com a ajuda de uma lupa ou espelho côncavo), onde figuram cenas de interior, habitualmente com poucas figuras, emolduradas por uma janela ou pelo drapeado de uma cortina, rodeadas por livros, instrumentos musicais ou por parafernália doméstica, representados com grande detalhe e minúcia de pormenor. Em 1648, Gerard Dou foi um dos fundadores da guilda de S. Lucas, em Lieden, onde parece ter vivido durante toda a sua vida. Foi um próspsero e respeitado pintor, tendo os seus trabalhos atingido preços muito elevados (normalmente mais do que os de Rembrandt). O estilo meticuloso e a atenção dada aos pormenores, associados ao naturalismo e ambiente intimista dos seus trabalhos, exerceram grande influência em sucessivas gerações de pintores, até ao aparecimento do Impressionismo, no século XIX. Simultaneamente, o interesse que os seus trabalho continuaram a despertar junto da clientela, explicam que cerca de cem anos depois, um dos mais importantes gravadores do século XVIII, Jean Georges Wille, tivesse executado a gravura em apreço, a partir de um original de Gerard Dou, que se encontrava em Paris, em casa de Julienne Leuyer, colega de Wille na Academia Real de Pintura e Escultura. Jean Georges Wille nasceu em 1715, em Giessen, na Alemanha, tendo-se mudado para Paris em 1736, onde adquiriu grande reputação, devido ao seu enorme talento. Entre outras honras obtidas ao longo da sua carreira, contam-se os títulos de gravador do rei de França, do Imperador da Alemanha e gravador do rei da Dinamarca. Tornou-se célebre pelos retratos e, numa fase mais madura, por gravuras com assuntos históricos e cenas de género, sobretudo, a partir dos desenhos de pintores holandeses e alemães seus contemporâneos. "La Liseuse" faz parte do legado de Ana Maria Pereira da Gama, integrado no Museu de Lamego em 2013. São conhecidos exemplares semelhantes nas coleções do British Museum (Londres) e do Hunterian Museum (Glasgow, Escócia).
  • Incorporação: Legado de Ana Maria Pereira da Gama
  • Centro de Fabrico: Paris

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