Descrição: O primeiro plano é preenchido por um carreiro por onde vem uma mulher, flanqueado, à direita, por arvoredo espesso e, à esquerda, por uma zona de erva rasteira, arbustos e árvores mais pequenas. No cimo do monte, no centro da composição, ergue-se o santuário. Ao fundo, à direita, vê-se uma montanha. Tudo sob um céu azul, nublado.
Origem/Historial: A peça integra um álbum de aguarelas, de autores vários, oferecido à rainha D. Maria Pia de Sabóia pela cidade italiana de Turim, por ocasião do seu casamento com o rei D. Luís. Estava acondicionado, num compartimento próprio de uma mesa de ébano.
No início da década de 1910, conforme o Arrolamento Judicial, ambas as peças estavam colocadas na Sala Verde, tendo sido então o álbum inventariado sob a verba Q 372.
Mais tarde, passaram para o Quarto da Rainha, onde a mesa se mantém. Entretanto, o álbum foi removido para uma reserva.
Incorporação: Pertencia às colecções reais.
Bibliografia
APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 1, 1911
Itinerário Palácio Nacional da Ajuda, Isabel Silveira Godinho (Coord.); textos de Isabel Silveira Godinho, Graça Mendes Pinto, Francisco de Carvalho Louro, Lisboa, IPPC-PNA, 1988
ZAGALO, Manuel C. de Almeida Cayola - Palácio Nacional da Ajuda: roteiro. Lisboa: Direcção-Geral da Fazenda Pública, 1961