Cortejo de despedida e embarque de Dona Catarina de Bragança para Inglaterra

  • Museu: Museu de Lamego
  • Nº de Inventário: 7821
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Gravura
  • Autor: Stoop, Dirk (Pintor e gravador)
  • Datação: 1662
  • Suporte: Papel
  • Técnica: Gravura
  • Dimensões (cm): Alt. 39,3 x Larg. 34
  • Descrição: Gravura dupla alusiva ao Embarque de Dona Catarina de Bragança para Inglaterra, dividida em dois registos horizontais. No registo superior é representado o cortejo de despedida de Dona Catarina organizado no Terreiro do Paço em Lisboa, no dia 20 de Abril de 1662. Em primeiro plano, veem-se quatro coches abertos, coduzidos por sota e tronqueiro e puxados por três parelhas. No primeiro, à direita, identificado pela maiúscula "C", segue o Cardeal Hertzog. O segundo veículo, ligeiramente recuado em relação aos demais, não está classificado; o terceiro ("B"), ao centro, transporta o Embaixador inglês, Edward Montagu e, finalmente, o quarto coche ("A"), com a futura rainha de Inglaterra e seus irmãos, D. Afonso e D. Pedro. Acompanham o cortejo alabardeiros da Casa Real e, atrás do coche português, seguem os trombeteiros a cavalo, tendo os instrumentos pendões brasonados. O desfile, que integra muitos outros coches do tipo acima descrito, evolui em torno da praça, dando entrada pelo Arco Triunfal de S. Jorge, passando por uma arcada que conduz ao Arco Triunfal, que ocupa o centro-norte do recinto. Do lado norte, distinguem-se ainda dois outros arcos triunfais, e a oeste, o Torreão de Terzi. No centro do terreiro, a Guarda Real organiza-se em três alas distintas, precedidas por cavaleiros nobres, e à esquerda, uma fonte e uma liteira. No Tejo, encontra-se fundeada a esquadra inglesa, dando salvas de honra à futura rainha. Na parte inferior é representado o embarque da filha de D. João IV e de Dona Luísa de Gusmão. O desfile da comitiva real pelo cais de embarque, guarnecido por uma galeria aberta em arcada, ocupa o primeiro plano, à esquerda. À direita, o Tejo pejado de naus das armadas inglesa e portuguesa e sumacas, hasteando as bandeiras nacionais. Em plano mais recuado, à esquerda uma vista sobre Lisboa, destacando-se, o torreão do Paço da Ribeira.
  • Origem/Historial: A água-forte é de autoria do pintor e gravador holandês Dirk Stoop, que acompanhou a Infanta Dona Catarina de Bragança a Inglaterra, por ocasião do casamento com o rei Carlos II, em 1662. Reconhecido pelas suas pinturas com cenas de caça e cavalaria e paisagens de portos e assuntos históricos, Dirk Stoop veio para Portugal - onde passou a ser conhecido por Rod(e)rigo - a convite do rei D. João IV, tendo-se tornado pintor da corte da princesa Catarina de Bragança. Deste período datam uma série de sete grandes telas, que registam o trajeto da comitiva da princesa desde Lisboa, passando por Portsmouth até ao Hampton Court. A partir dessas telas foram feitas diversas versões em gravura, sendo conhecidas, entre outras, para além da gravura do Museu de Lamego, os exemplares que se conservam em Lisboa, na Torre do Tombo, na Biblioteca Nacional e no Museu Nacional dos Coches, e no National Maritime Museum, em Londres.
  • Incorporação: Legado de Ana Maria Pereira da Gama

Bibliografia

  • VIDAL, Frederico Gavazzo Perry (1940)- «O Casamento de Dona Catarina de Bragança com Carlos II, rei de Inglaterra». Revista dos Centenários, n.º 22, 31 de outubro de 1940, Ano II, Comissão Executiva dos Centenários, pp. 1-7.

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