Triente de Égica e Vitiza
-
Museu: Museu Nacional de Arqueologia
-
Nº de Inventário: 2014.11.1
-
Super Categoria:
Arqueologia
-
Categoria: Numismática
-
-
Datação: 700/702
-
-
Técnica: Cunhagem
-
Dimensões (cm): Diâm. 1,9 x Esp. 0,2
-
Descrição: Triente de Égica e Vitiza. Anverso: Busto dos dois reis, afrontados, entre eles um grande bastão encimado por uma cruz patada, (tipo Miles 13 f). À volta: Cruz patada e I.D.INMEGICA. A orla é formada por um friso denteado. Reverso: Ao centro um monograma de Ipsalis, lendo-se o S duas vezes. O S é retrógrado. À volta: Cruz patada e INIDINNEVVITTIZA RX (nexo). A orla é idêntica. Cunhada em Sevilha.
-
-
Origem/Historial: Esta moeda foi encontrada em 1951, dentro de uma sepultura, quando se preparava a terra para a plantação de uma vinha na Herdade da Pipa, na freguesia de Pias, concelho de Serpa. Estes trabalhos puseram a descoberto um cemitério visigótico com várias sepulturas. O espólio foi recolhido e enviado para o Museu de Beja (Museu Rainha D. Leonor), excepto os dois trientes (cada um encontrado na sua sepultura) que ficaram com o proprietário da herdade, que os legou à filha. Mais tarde foram adquiridas pelo Museu Nacional de Arqueologia.
-
Incorporação: Comprada pelo MNA à filha do dono da Herdade da Pipa
-
Centro de Fabrico: Sevilha
Bibliografia
- MILES, George (1952) - The Coinage of The Visigoths of Spain. Leovigild to Achila II. The American Numismatic Society, New York.
- ALMEIDA, D. Fernando de (1971) - "Notas sobre moedas visigóticas". In O Arqueólogo Português, Série III, vol V, 215-226