Descrição: Retrato de D. Maria Francisca Benedita (1746-1829), infanta de Portugal e princesa do Brasil, a meio corpo, contra um fundo neutro escurecido. Traja um vestido azul acinzentado, tendo aos ombros uma écharpe de tule e renda que se une na zona do peito por um laço em diamantes. No cabelo empoado sobressai um bouquet de flores, uma fiada de pérolas e um véu em tule que lhe cai até às costas. Moldura em madeira entalhada e dourada.
... Ver mais
Origem/Historial: Este retrato filia-se na grande pintura retabular executada entre 1792 e 1793 por Giuseppe Trono para a capela do palácio da Bemposta, onde D. Maria Francisca Benedita, já princesa-viúva do Brasil, nos surge em segundo plano, de corpo inteiro, junto da restante família real. Notam-se pequenas diferenças de pormenor, nomeadamente, a ausência do laço em diamantes que, na pintura da Bemposta, dá lugar a um pequeno bouquet de flores. C... Ver maisonhece-se outro retrato muito aproximado, também com mínimas diferenças de pormenor, vendido em 2013 na Cabral Moncada Leilões e hoje conservado numa coleção brasileira (cf. doc. associada). Adquirido pela PSML na mesma leiloeira, o presente retrato terá anteriormente passado por uma coleção italiana, como dá a entender a tabela oitocentista aposta à moldura com a identificação (em língua italiana) da retratada e do autor: "Principessa Maria Benedita / Giuseppe Trono / 1739-1810".
Incorporação: Aquisição da Parques de Sintra-Monte da Lua para o Palácio Nacional de Queluz no leilão presencial n.º 189 da Cabral Moncada Leilões, lote 122, 25 de Setembro de 2017