Placa de xisto
-
Museu: Museu Nacional de Arqueologia
-
Nº de Inventário: 995.45.17
-
Super Categoria:
Arqueologia
-
Categoria: Artefactos ideotécnicos
-
-
-
-
Técnica: Afeiçoamento, polimento e decoração por incisão
-
Dimensões (cm): Comp. 13,5 x Larg. 9,6 x Esp. 0,5
-
Descrição: Placa de xisto de contorno sub-trapezoidal, com um orifício central para suspensão no topo. A parte superior está decorada com um triângulo com o vértice invertido e de cada lado do qual se observam três faixas oblíquas preenchidas a reticulado. Esta área separa-se da restante por uma faixa estreita decorada com um fiada de pequenos triângulos também preenchidos. A parte inferior está decorada com três faixas oblíquas com triângulos, sendo que as duas primeiras são compostas por triângulos com uma faixa a reticulado e o centro "a branco" e a última faixa apresenta os triângulos preenchidos na sua totalidade.
-
-
Origem/Historial: Anta 6 de Brissos. Peça proveniente de escavações arqueológicas dirigidas por Vergílio Correia, Conservador deste Museu, nos anos de 1914-1915, no Concelho de Mora. Tendo em conta a quantidade de placas de xisto encontradas neste monumento, esta é também conhecida como a Anta das Placas.
-
Incorporação: Intervenção arqueológica do MNA
-
Bibliografia
- CORREIA, Vergílio - El Neolítico de Pavia. Fac-simile da edição de 1921. Lisboa: Edições Colibri, 1999
- LEISNER, Georg; Vera Leisner - "Die Megalithgraber der Iberischen Halbinsel:der Suden. 2vols.. Berlin: Walter de Gruyter & Co., 1943
- ROCHA, Leonor Maria Pereira - "Povoamento Megalítico de Pavia", vol.I. Lisboa: FLUL, 1996