Vaso com decoração plástica de mamilos
-
Museu: Museu Nacional de Arqueologia
-
Nº de Inventário: 993.5.5
-
Super Categoria:
Arqueologia
-
Categoria: Cerâmica
-
-
-
-
Técnica: Modelagem manual
-
Dimensões (cm): Alt. 5,4 x Diâm. 9,2
-
Descrição: Vaso de carena alta. Apresenta um bordo de perfil semi-circular e ligeiramente extrovertido em relação à parede da peça. Segue-se uma carena alta sobre a qual se dispõem dois mamilos repuxados. As paredes são convexas e terminam num fundo plano, possivelmente em ônfalo, mas que devido ao desgate da peça deixa algumas dúvidas. Foi fabricada com uma pasta muito compacta e hoogéna com lementos não plásticos de grão finíssimo. A superfície interna e externa foram brunidas. Cozedura oxidante.
-
-
Origem/Historial: O Castro da Rotura foi descoberto no final do século XIX. Localiza-se numa colina elevada, a WNW de Setúbal, na estrada que liga Setúbal a Azeitão. Encontram-se inúmeros fragmentos de cerâmica, ossos de animais, cinzas, carvão, pequenas pedra soltas, instrumentos de cálcario, etc.
-
Incorporação: Mandato legal.
Escavações do MNA
-
Bibliografia
- COSTA, A. I. Marques da - "Estações Prehistoricas dos arredores de Setubal. Objectos prehistoricos encontrados no Castro da Rotura", in O Arqueólogo Português, vol. VIII. Lisboa: Imprensa Nacional, 1903