Projeto para moldura
-
Museu: Museu Nacional do Azulejo
-
Nº de Inventário: MNAz 131 Cer
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Donnat, Lucien (-)
-
Datação: 1958
-
-
Técnica: Faiança; Modelagem
-
Dimensões (cm): Alt. 58,5 x Diâm. 50,5
-
Descrição: Projeto para moldura em faiança polícroma: manganês, verde, cobalto, ocre; peça modelada. Formato circular com motivos vegetalistas e animais (aves) relevados. No topo, um escudo da républica portuguesa rematado por esfera armilar.
Projeto para molduras da Estação do Rossio, Lisboa.
-
-
Origem/Historial: « Lucien Donnat foi um artista multifacetado, mais conhecido pelo seu trabalho na área da decoração de interiores, mas hábil também na pintura, design e música. Alcançou grande notoriedade como cenógrafo e figurinista de devido a uma colaboração extensíssima e em regime de quase exclusividade com a Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro, da qual foi diretor plástico, e com a qual trabalhou desde 1941 até à dissolução da mesma, em 1974.
Nasceu em Pomponne, provincia de Seine-en-Marne, em França, a 14 de Junho de 1920, no seio dos Golstein, uma família com raízes judaicas.(...) Veio para Portugal em 1927.(...) Ingressou em 1937 na Écola Nationale Supérieure des arts Decoratifs, em Paris(...)
Regressa a Portugal em 1939 e em 1942 montou o seu primeiro atelier de decoração nas Janelas Verdes (...)
Antes de iniciar a parceria com a companhia de Amélia Rey Colaço, já se movimentava no mundo do espetáculo, ainda que de forma esporádica (...).
Em 1940, donnat criou, juntamente com Amaral, uma série de 13 painéis de azulejos, executados na Fábrica Sant'Anna, com o intuito de promover os produtos portugueses - vinho, cortiça, bordados, conservas de peixe, faiança, entre outros - , no contexto da exposição do Mundo Português, e que estão hoje visíveis na plataforma da estação ferroviária do Rossio, à qual foram doados, em 1958, pelo Fundo de Fomento de Exportação. (...)0
vide Lucien Donnat - Teatro em Portugal - Centro Virtual Camões - Camões IP
-
Incorporação: Oferta do autor
-