Técnica: Couro lavrado; madeira ensamblada e entalhada.
Dimensões (cm): Alt. 98,5 x Larg. 51 x Prof. 41
Descrição: Cadeira com espaldar e assento de forma rectangular, prumadas rectas e travessas dianteira e traseira colocadas a maior altura, sendo as laterais baixas.
O espaldar de couro fixa-se às prumadas através de pregaria grossa de latão - nas faces frontais e laterais - solução que se repete no assento (o couro dobra igualmente sobre as faces das travessas do aro).
As travessas são recortadas, entalhadas e vazadas, formando enrolamentos com extremidades espiraladas. Possui pináculos de metal.
Decoração do couro: no espaldar, moldura de acantos delimitando um campo rectangular preenchido por enrolamentos, tendo ao centro uma albarrada; no assento, florão central com enrolamentos e moldura de acantos.
Possui etiquetas no aro do assento: "N 17 A" e "25 N".
Origem/Historial: Provém do extinto Convento do Lorvão (Coimbra), tendo incorporado as colecções do Museu em 1887. Esteve em depósito na Madre de Deus (depositada em data desconhecida) até 1970, ano em que regressou ao Museu.
Incorporação: Conventos extintos (Convento do Lorvão, Coimbra)
Bibliografia
PINTO, Maria Helena Mendes - Os Móveis e o seu Tempo. Mobiliário Português do Museu Nacional de Arte Antiga. Séculos XV-XIX. Lisboa: I.P.P.C./S.E.C., 1985-1987
PINTO, Maria Helena Mendes; SOUSA, Conceição Borges de - Roteiro da exposição de mobiliário português do Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa: IPM, 2000
PINTO, Maria Helena Mendes - "Móveis", in Artes Decorativas Portuguesas no Museu Nacional de Arte Antiga. Séculos XV-XVIII. Lisboa: S.E.C./M.N.A.A., 1979
Exposições
Artes Decorativas Portuguesas no Museu Nacional de Arte Antiga. Séculos XV-XVIII