Descrição: Identidade [Misto: Saltério, Antifonário, Gradual}]:
O livro tem encadernação de pasta de madeira revestida a couro com frisos gravados a seco e em estado de conservação razoável. A pasta inferior encontra-se partida com o revestimento a couro em bom estado de conservação. Conserva ainda a lombada, mas com os extremos superior e inferior com o couro rasgado. O couro fixa-se às pastas através de ferros cravados, cinco por pasta: quatro aos cantos e um ao centro. Conserva-se ainda todos nas duas pastas. Os ferros têm uma forma mais ou menos cónica. Possui dois fechos, danificados somente na parte da pasta superior. Os fólios são de pouca espessura e, embora a tinta dos fólios não trespasse para o outro lado, notam-se transparências em muitos deles. Foram aparados, perdendo-se parte das anotações escritas nas margens exteriores, o que prova uma encadernação posterior. Muitos fólios já se encontram bastante deteriorados, mesmo aqueles que já foram em algum tempo restaurados (63). Apresentam remendos ou cosidos ou colados (40, 62), em vários deles a tinta corroeu o fólio apresentando muitos orifícios e em alguns casos com prejuízo de conteúdo (65, 72). O fólio 170 foi colado sobre as margens de um fólio de outro livro que conserva ainda a numeração romana (73). Muito texto foi corrigido em papel, colado sobre o pergaminho em tiras em pedaços maiores (75). Outras correcções fizeram-se apagando-se o texto original (115) e em alguns aditaram-se textos nas margens exteriores (105v).
O conjunto dos fólios entre o 126 e o 167v pertenceram a um outro Saltério, bem como o fólio 171 com o Hino Ultra sex. O verso do fólio 123 contém o registo da autoria do original deste livro: «este livro fez frye Antonio Pays na era do s(enh)or 1546».
Origem/Historial: O Livro pertenceu ao Padre António Teixeira de Carvalho, mas como possui o selo da Câmara Municipal de Guimarães, pode ter dado entrada no Museu como doação ou depósito da Câmara.
Incorporação: Não há certeza se o Livro deu entrada no Museu como doação ou depósito da Câmara Municipal de Guimarães.
Bibliografia
MAGALHÃES, Eduardo - Os livros de cantochão dos séculos XVI e XVII do Museu Alberto Sampaio. Coimbra: Faculdade de Letras, 2001.
FERREIRA, Manuel Pedro-Harmonias do Céu e da Terra: Música nos manuscritos de Guimarães (século XII -XVII). Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, 2012.