Bule/Serviço de Chá

  • Museu: Museu de Lamego
  • Nº de Inventário: 1758
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Ourivesaria
  • Autor: Wo Kwong (Ourives)
  • Datação: 1895/1905
  • Técnica: Prata fundida e cinzelada
  • Dimensões (cm): Comp. 24 x Alt. 12,3
  • Descrição: Bule de formato troncopiramidal de arestas curvas, reentrantes, em quarto de círculo. A base, losangular, apresenta-se lisa, sem molduração. Invadindo as quatro faces da peça, salienta-se, em relevo e disposição livre, uma decoração com ramos em flor, crisântemos e arborescências de bambu. Da base à zona de encaixe da tampa, desenvolve-se uma asa contracurvada, sugerindo os colmos lenhosos do bambu. Nos pontos de união dos segmentos terminais, associaram-se filetes em marfim. O bico apresenta a forma de colo de ave e repete a sugestão decorativa da asa. A tampa á articulada, também de formato losangular, com molduração e de superfície ligeiramente alteada. Ao centro, sobre um tufo de folhagem, emerge uma pega angulosa, repetindo o tema dos colmos de bambu.
  • Origem/Historial: O núcleo fundamental de objetos de origem oriental que o Museu de Lamego possui é constituído por peças que integram a doação do Comandante Humberto Leitão. Para além de um grande número de porcelanas, entre a parafernália de objetos que foram incorporados na coleção, entre as décadas de 50 e 70 d0 século XX, contam-se peças de mobiliário, marfins, bronzes, caquemonos (pintura japonesa em rolo de seda ou papel), tecidos e algumas pratas, adquiridos, muito provavelmente, nas primeiras décadas do século XX, em Cantão, que fervilhava em torno do mais importante empório do Oriente: “I did not visit this Chinese city (Cantão), but, from local information I gathered, it richly reapys the time expended. It is the capital of Southern China, and the most important commercial center int the Emperor's dominions, (…) and is the El Dorado of the curio hunter, as the city is famous for its old bronzes, ivory work, old and new embroideries, silver ware, blackwood furniture, screens, porcelain, jade-stone ornaments, silk (…) and a great of purely Chinese objets d'art” ( LE COUTEUR, 1899, 24). Do reduzido núcleo de pratas, destacam-se um interessante recipiente para condimentos, formado por um “cúli” empurrando carrinho-de-mão (inv. 1757), e o serviço de chá em apreço. Ambos se inscrevam na produção de prata chinesa “de exportação”, destinada inicialmente ao mercado americano, que sucedeu os portugueses, holandeses, franceses, suecos, dinamarqueses e ingleses em Cantão. Produzidas, de acordo com especificações estrangeiras, e adquiridas por companhias de comércio, capitães-de-mar, diplomatas e outras pessoas que visitavam a China, estas peças mantêm-se, no essencial, chinesas, quer pelo modo de manufaturação e materiais utilizados, quer na aplicação de motivos decorativos tradicionais, traduzindo-se, muitas vezes, em modelos híbridos, como acontece no presente conjunto. Se na conceção geral dos objetos que o constituem – bule, leiteira e açucareiro - é evidente a apropriação de um figurino europeu, art deco, que é visível nas bases losangulares, no formato de perfil trapezoidal e nas superfícies côncavas, já as flores e hastes de bambu que os decoram, são descritas, no Oriente, como flores das quatro estações (flor de ameixoeira – inverno; bambu – primavera; orquídea – verão; crisântemo – outono) e conotadas com o desejo de felicidade para todo o ano. Todas as peças apresentam, na base, duas marcas estampadas em carateres kaishu dispostos em reservas oblongas. Na da esquerda, pode ler-se “Kwong San”, de uma oficina localizada em Cantão e, possivelmente, em Hong-Kong, entre 1875-1920, e, na da direita, as iniciais “WA”, possivelmente do ourives cantonês Kwong Wa, reconhecido pela autoria de peças para exportação, de grande qualidade. Durante muitos anos negligenciada, a prata chinesa de exportação tem vindo, nos últimos anos, a suscitar o interesse dos estudiosos e a marcar presença assídua nos leilões de antiguidades.
  • Incorporação: Doação de Humberto Leitão ( Proçº. 5.1/Oftªs./ 5 ).
  • Centro de Fabrico: Cantão

Bibliografia

  • LE COUTEUR, William – To Nippon, the land of the rising sun, by N.Y.K. “Guide Book to Japan, for the use of passengers by the Nippon Yusen Kaisha” (Japanese Mail Steamship Company). Sydney: John Andrew & Co., Printers, 1899
  • PAGE, L., Apsara Enterprises, http://www.uq.net.au/~zzlesp, consultado em 12 de fevereiro de 2004.

Exposições

  • Tesouros (reserva)dos 08

    • 1/8/2012 a 31/8/2012
    • Exposição Física

Multimédia

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