Técnica: Aplicação de policromias e entalhamento da madeira com aplicação de folha de ouro
Dimensões (cm): Alt. 55,7 x Larg. 16,5 x Prof. 10,3
Descrição: Relicário em madeira entalhada e dourada com pintura a preto no exterior e a vermelho no interior; peça definida por uma base, corpo intermédio e remate.
Peça tridimensional em forma de prisma triangular com três faces fechadas e uma envidraçada, assente em base ou plinto rectangular.
A base forma um pedestal com mostruário circular envidraçado colocado na face principal; o interior da base tem uma concavidade de secção circular envidraçada e emoldurada com filet dourado e quatro folhas em esquadria; no interior está exposto um fragmento de osso calcinado (texturado), e elemento esférico não identificado.
O corpo intermédio da peça tem uma face envidraçada e o interior é vasado, pintado e subdividido em sete partes. Estão expostas as relíquias de santos, com legenda individual manuscrita a aparo e de cor sépia, sobre tiras finas de papel.
Descrição das relíquias: canto inferior esquerdo - Santa Sancha; canto inferior direito - Rainha Santa Isabel; intermédio esquerdo - Luva de Santa Joanna; intermédio direito - Capa de S. Domingos; médio esquerdo - Osso de Santa Joanna; médio direito - Osso de S.Domingos; vértice superior - Mártir.
Remate tridimensional em forma de pinha ladeada de duas folhas de acanto com a face posterior plana; composição de fecho entalhada e dourada.
Origem/Historial: Proveniente do Convento de Jesus de Aveiro, com relíquias alusivas a Santos e imagens devocionais do Convento Dominicano.
Incorporação: Transferência por disposição legal, (ver Origem)
Bibliografia
Catálogo da Exposição "Santa Joana de Aveiro - Devoção e Festa", 2016, Aveiro: Museu de Aveiro, 12 de Maio -28 de Agosto.