Técnica: escultura e entalhamento da madeira; policromia; dourado
Dimensões (cm): Alt. 55,8 x Larg. 16,5 x Prof. 9,5
Descrição: Caixa em madeira entalhada e pintada definida por um prisma triangular com três faces opacas e uma envidraçada, assente em base rectangular uma face envidraçada em círculo; através da face com vidro são expostas as relíquias.
A parte superior da caixa, em prisma triangular e com a face principal envidraçada, expõe segundo subdivisão interna de sete (7) espaços, relíquias de santos, invocados através de fragmentos físicos e respectiva legenda. O terminus (vértice) do prisma tem a forma de uma alcachofra entre duas folhas de acanto recortadas. O verso da peça é plano e tem revestimento cromático escuro com dourado.
Origem/Historial: Este conjunto de relíquias funcionava em grupo para culto e devoção no Convento de Jesus de Aveiro; a sua composição poderá ter servido a devoção dos santos na comunidade dominicana com especial destaque das relíquias de Santa Joana e de São Domingos depositados no interior do relicário 128c/M.
Incorporação: Transferência por disposição legal. Proveniente do Convento de Jesus, Aveiro
Bibliografia
Catálogo da Exposição "Santa Joana de Aveiro - Devoção e Festa", 2016, Aveiro: Museu de Aveiro, 12 de Maio -28 de Agosto.