Adorno de costas

  • Museu: Museu Nacional de Etnologia
  • Nº de Inventário: AK.871
  • Super Categoria: Etnologia
  • Categoria: Ritual
  • Autor: Autor desconhecido
  • Dimensões (cm): Larg. 37
  • Descrição: Adorno de costas "Em madeira, constituído por duas peças semelhantes, com a forma de dois discos unidos por um braço em losango, e ligados uma à outra por uma pequena régua. A meio da posterior está fixado um pássaro, de bico comprido e rabo largo virado para cima, com uma borla de algodão na cabeça. A meio de cada disco da peça anterior está aplicada uma lâmpada eléctrica, como elemento decorativo. Pintada de cor azul-escuro, branco e vermelh...
    Ver mais
  • Origem/Historial: Adorno de costas masculino, utilizado pelos rapazes da classe de idade pré-iniciática "karo" ("cabaro", "kalo") em momentos de dança. As performances com máscaras são a face mais visível do sistema de organização social que tem estruturado a comunidade Bijagó, segundo o qual os homens estão sujeitos a uma hierarquia de classes de idade desde muito novos. A progressão pelos sucessivos grupos etários é fortemente marcada até certa ...
    Ver mais

Bibliografia

  • HERREMAN, Frank, ed. lit. - Na Presença dos Espíritos: Arte Africana do Museu Nacional de Etnologia. Nova York: Museum for African Art/Snoeck-Ducaju & Zoon, Gent, 2000
  • Duquette, Danielle Gallois - Dynamique de l'art bidjogo (Guinée-Bissau): contribution a une anthropologie de l'art des sociétés africaines. Lisboa: IICT, 1983

Exposições

  • Na Presença dos Espíritos: arte africana do Museu Nacional de Etnologia

    • Museu Nacional de Etnologia, Lisboa
    • 27/2/2002 a 23/3/2003
    • Exposição Física
  • A cultura Bijagó (Guiné-Bissau)

    • Exposição Online

Multimédia

  • AK871.jpg

    Imagem