Descrição: Escultura relicário em madeira, sobrecarregada de elementos de natureza mágica que apenas deixam a descoberto a cabeça, de um naturalismo plástico, com os olhos figurados por dois cacos de vidro, nariz curvo e achatado. Os lábios carnudos, boca entreaberta, deixando à vista os incisivos mutilados. Apresenta um penteado alto, de pasta resinosa, com banda de pano e tiras de pele e penas de galinha, encimado por uma concha incrustrada. Relicário ... Ver maisno peito, com ingredientes mágicos, tapado com espelho.
Tiras de pano torcidas, com um nó que fica sobre o peito e ponta amarrada nas costas, envolvem o pescoço e parte superior do relicário, formando espesso colar. Atrás das costas, encontram-se dois saquinhos, um de tecido de ráfia, outro de pele. Em torno da base, espécie de saia de tecido de ráfia e franjas de tiras de pele. Pendente, encontra-se uma aselha de tiras de pano entrançadas, à qual estão atadas inúmeras tiras de pano.
MacGaffey, Wyatt - "Os Kongo". In Na Presença dos Espiritos: arte africana do Museu Nacional de Etnologia. Nova Iorque: Museum for African Art/ Snoeck-Ducaju Zoon, Gant, 2000, p. 35-59.
Exposições
Na Presença dos Espíritos: arte africana do Museu Nacional de Etnologia